Ao revitalizarem ambientes da escola, alunos do Colégio Estadual Francisco Rosa se integram à comunidade escolar

Por Lucas Silva
- 05/02/2019 15:03:00

Ao longo do último semestre, disciplina eletiva trabalhou com estudantes questões culturais, artísticas, ambientais e de preservação e conservação do patrimônio

Com resultado das atividades da disciplina eletiva Mãos Realizando Sonhos, os estudantes da 1ª série do ensino médio de tempo integral do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, em Aracaju, revitalizaram áreas de convivência da escola e se integraram, ainda mais, ao ambiente escolar.

Idealizadora do projeto, agora convertido em disciplina eletiva, a professora Beijanivy Barreto explica que uma das propostas da iniciativa é despertar nos alunos o senso de pertencimento à escola e discutir com eles questões de sustentabilidade ambiental e de preservação e conservação do patrimônio público relacionados a arte e à cultura.

A partir dos enfoques traçados no curso desta eletiva, os alunos da escola criaram o Cantinho da Amizade e a Galeria Francisco Rosa, espaços de convivência e sociabilidade em que predominam a vivacidade das cores dos desenhos e pinturas e a movelaria produzida com materiais reciclados que acomoda e acolhe à comunidade escolar.

"Com essa disciplina eletiva eu tive a oportunidade de desenvolver minha arte", conta Faber, aluno recém aprovado para a 2ª série do ensino médio cujo talento como artista visual tem sido revelado nas paredes da escola. "Desenhos que antes fazia ao acaso, hoje são pensados e relacionados às disciplinas que estudamos, como os do corredor das salas de aula, em que cada parede recebeu uma pintura representativa de uma área do conhecimento", explica o jovem.

Professora de Projeto de Vida dos estudantes do ensino médio de tempo integral, Cristiane Santos também se envolveu no projeto, pois, conforme explicou, "as disciplinas eletivas ofertadas semestralmente dialogam entre si e estão relacionadas aos conteúdos das demais disciplinas, inclusive com o projeto de vida traçado por cada um dos alunos", frisou, ao destacar que as atividades da disciplina Mãos Realizando Sonhos têm contribuído para integrar a comunidade escolar local.

Para Mateus José, aluno que dividiu com Faber os pinceis que coloriram as paredes da escola, contemplar o resultado das atividades desenvolvidas no âmbito desta eletiva "é uma conquista até mesmo pessoal". Segundo afirmou o estudante, o modelo de ensino médio de tempo integral, cuja proposta pedagógica foca o projeto de vida e o protagonismo dos estudantes, tem sido um diferencial em sua aprendizagem.

Orgulhosa com o trabalho desenvolvido por seus alunos, a professora Beijanivy Barreto ressalta ser apenas orientadora dos trabalhos, os quais são produzidos, exclusivamente, pelos estudantes. "Eles põem a mão na massa de verdade. À medida em que passam a ser os protagonistas do processo de aprendizagem, eles desenvolvem suas habilidades e potenciais, aprendem a trabalhar em equipe e se sentem parte da escola e, como tais, cuidam para mantê-la sempre limpa e organizada", destaca.

Segundo o coordenador do Ensino Integral, professor Vanílson Costa, apesar de a disciplina eletiva Mãos Realizando Sonhos ser desenvolvida no âmbito do ensino médio de tempo integral, os trabalhos têm envolvido toda escola.

"Além de integrar os estudantes do ensino regular parcial e do integral, os trabalhos têm resultado, também, em uma maior aproximação dos pais desses alunos com a escola, como pudemos constatar na última reunião que realizamos com esse segmento da comunidade escolar. Mais interessante ainda foi verificar o entusiasmo e participação dos alunos nessa reunião", completou Vanílson, ao salientar o crescente orgulho dos estudantes pela escola na qual estudam.