voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

CAPES disponibiliza cursos de aperfeiçoamento no exterior para professores da Educação Básica


- 12/02/2019 10:23:00
140 acessos imprimir

Uma boa oportunidade de capacitação para professores do ensino básico. Foram divulgados nesta sexta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU), três editais para capacitação de profissionais da educação básica na Irlanda, no Canadá e nos Estados Unidos. A  ação é tutelada pela CAPES (Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior), que é o órgão do Ministério da Educação responsável pelo reconhecimento e a avaliação de cursos de pós-graduação stricto-sensu (mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado) em âmbito nacional.

 

As inscrições, gratuitas, são feitas online, com preenchimento de formulário e envio de documentos pela internet. Os interessados podem saber mais acessando os seguintes endereços:

 Programa de desenvolvimento de profissional de professores da educação básica no Canadá edital nº 03/2019
Programa desenvolvimento de profissional de professores da educação básica na Irlanda - edital nº 02/2019
Programa desenvolvimento de profissional para professores de língua inglesa - EUA (PDPI) - edital nº 04/2019 

 

Segundo consta no site da CAPES, o primeiro edital é voltado aos professores de língua inglesa. Nele é oferecido um curso intensivo de 06 (seis) semanas em universidade nos Estados Unidos. As vagas são para professores que estejam em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica. Entre os benefícios estão ajuda de custo e material didático do curso.  Em parceria com o Mary Immaculate College, o segundo documento propõe o desenvolvimento de profissionais da educação básica na Irlanda. O programa tem como meta, além do treinamento em língua inglesa, o desenvolvimento de habilidades em liderança e gestão pedagógica para profissionais de supervisão. O curso tem duração de 12 (doze) meses. O último é promovido pelo Colleges and Institutes Canada (CICan). Dividido em duas partes - a primeira em um curso básico de inglês e a outra em um curso de formação para professores, voltado para gestão de sala de aula e aprendizagem centrada no aluno -, a capacitação possui duração de 8 (oito) meses e tem como centro os professores em efetivo exercício nas escolas públicas das redes estadual, municipal e distrital.

 

*Com informações da  CCS/CAPES