Estão abertas inscrições para Prêmio Professores do Brasil 2019

Por Lucas Silva
- 15/04/2019 13:03:00

Podem concorrer todos os professores de escolas públicas da educação básica. Para participar, o candidato deve inscrever um relato de prática pedagógica desenvolvida com seus alunos. A iniciativa visa divulgar e premiar professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira, 15, as inscrições para o 12ª Prêmio Professores do Brasil (PPB), as quais podem ser feitas até o próximo dia 31 de maio na página virtual do programa. Coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o PPB é uma iniciativa do governo federal, com apoio de instituições parceiras, como Undime e Consed, que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas de todo o país que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula..

Neste ano, o prêmio conta com cinco temáticas especiais: Esporte como estratégia de aprendizagem; Uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) no processo de inovação educacional; Educação empreendedora; Criação e produção de linguagens de mídia por professores e estudantes no ensino fundamental e médio; e Aprendizagem criativa.

O prêmio contempla três etapas de avaliação. Na estadual, são 486 premiados, dos 162 dos quais seguem para a próxima etapa, a regional, em que há um vencedor por categoria, em cada região, totalizando 30 vencedores. A etapa final, de abrangência nacional, contempla seis vencedores, sendo um de cada categoria. Os professores vencedores da etapa regional participarão do evento final, com todas as despesas de viagem custeadas pelo MEC, além de ter suas experiências publicadas na página do PPB.

O resultado final dos ganhadores deste ano será divulgado no dia 28 de novembro, em Cuiabá (MT), e serão distribuídos R$ 278 mil em prêmios aos educadores, além de uma viagem para os seis vencedores nacionais e seus respectivos coordenadores pedagógicos.

Para o MEC, registrar uma experiência, um processo vivido ou mesmo uma conversa entre alunos e professores é uma forma de sistematizar o conhecimento do professor. Assim, além de participar do processo de premiação, os professores desenvolvem um exercício de reflexão sobre a própria prática, o que garante o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Sendo assim, independentemente do resultado do processo de seleção, a participação dos professores é um caminho para a busca da qualidade na educação, compromisso de todos os educadores.

Em 2018, o PPB distribuiu premiação em dinheiro, além de uma viagem organizada e promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ao Canadá, com o objetivo de que os 30 professores finalistas conhecessem e vivenciassem outras experiências e compartilhassem seus conhecimentos com professores no exterior.

Premiação estadual

A premiação foi entregue em 2018, em sua fase estadual, aos profissionais do magistério autores dos melhores relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas com os alunos das escolas sergipanas em seis categorias: educação infantil – creche; educação infantil – pré-escola, ensino fundamental – ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental); ensino fundamental – 4º e 5º anos; ensino fundamental – 6º ao 9º ano; e ensino médio.

Na 11ª edição três professores da rede pública estadual conquistaram o primeiro lugar nas categorias em que inscreveram os relatos de suas experiências pedagógicas. “Ao todo, em Sergipe, 57 professores inscreveram os registros de suas práticas pedagógicas para participar da edição anterior do concurso e, destes, seis foram vencedores e outros 11 foram destaques na etapa estadual”, relembrou o diretor de Recursos Humanos, Jorge Costa.

Em 2018, as professoras da Rede Estadual, Priscila Brandão Casado e Tânia Silva Nascimento, docentes da Escola Estadual Francisco Portugal (Aracaju) e do Colégio Estadual Abelardo Barreto Rosário (Tobias Barreto), foram as vencedoras das categorias Ensino Fundamental (4º e 5º ano) e Ensino Médio, respectivamente.

Acesse a página do Prêmio Professores do Brasil e confira todas as informações.

*Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC.