Professores participam de vivência legislativa em Brasília

- 11/06/2019 12:22:00

Dois educadores, um da rede estadual e outro do IFS, estão vivendo uma semana legislativa em Brasília

Os professores da Rede Pública de Ensino Sergipe Anderson Santana Santos, lotado nos colégios estaduais Cícero Bezerra (Nossa Senhora da Glória) e General Siqueira (Aracaju), e Alysson Cristian Rocha Souza, do Instituto Federal de Sergipe (Aracaju), estão participando da 9ª edição do programa Missão Pedagógica no Parlamento, evento que acontece no Centro de Formação Profissional da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O programa Missão Pedagógica no Parlamento é uma capacitação em educação sobre democracia para professores, coordenadores, orientadores e diretores de escolas públicas, conduzido pela Câmara dos Deputados. Os educadores chegaram à capital federal na segunda-feira, 10, e retornarão na sexta-feira, 14, período em que estão vivenciando uma semana de trabalhos no Congresso Nacional.

A coordenadora estadual do programa, professora Maria Bernadete Carneiro, destacou a importância dessa vivência dos professores. “Eles vão fazer essa semana legislativa, simular projetos de lei, socializar seus trabalhos e experiências. Ao retornarem, eles aplicarão em suas escolas os projetos que trabalharam durante o programa Missão Pedagógica no Parlamento”, disse.

O professor Anderson Santana Santos destacou que a experiência que está vivendo nesta semana é única. “O Legislativo brasileiro proporciona para nós, professores, a oportunidade de vivenciar todo o processo democrático aqui no Congresso. É também um momento de intercâmbio, pois trocamos experiências com educadores de outros estados. A partir daí posso levar para as escolas em que atuo uma visão de educação holística, mais completa, e poderei trabalhar com os alunos a democracia e a formação de cidadãos”, declarou.

Missão Pedagógica no Parlamento

Para fazer parte do programa, os docentes participaram de um curso a distância, em que depois foram classificados 16 professores de cada Estado, e depois apenas dois foram selecionados para irem a Brasília fazer parte de uma vivência legislativa.

Nesta edição, foram estabelecidas trilhas de aprendizagem, que são conhecer o papel do poder legislativo para a democracia e atuar como agente de educação para a democracia na escola. Ao retornarem aos seus estados de origem, os participantes desenvolvem projetos pedagógicos de aplicação em educação para a democracia em suas unidades escolares.

Na fase presencial, já em Brasília, os representantes aprendem noções sobre democracia, representação, papel institucional da Câmara dos Deputados, as funções do parlamento e introdução sobre o processo legislativo. Eles também desenvolvem conceitos de educação para a democracia, letramento político e projetos pedagógicos de intervenção.