Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas doa livros para espaço recém-inaugurado em São Cristóvão

Por Ascom/ Seduc
- 11/06/2019 16:01:00

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), realizou uma doação de mais de 70 títulos para a Biblioteca Pública Municipal Luiz Alberto, localizada no bairro Rosa Elze, em São Cristóvão. A doação fez parte da celebração de inauguração da biblioteca, realizada nesta terça-feira, 11.

Os títulos entregues foram frutos de uma doação da Câmara dos Deputados e da Fundação Tavares. “Fizemos a doação de 78 títulos que têm como propósito facilitar o acesso público a estudos e temas em debate no parlamento, legislação, biografias, história, ciência política e clássicos da literatura brasileira”, conta Juciene de Jesus, coordenadora do Sistema Estadual.

Com a abertura da biblioteca, a instituição passa a pertencer à rede pública de bibliotecas e atenderá a toda a população da Grande Rosa Elze e do Conjunto Eduardo Gomes, bairros periféricos da cidade, justamente com o intuito de democratizar o acesso à leitura e à cultura. “Biblioteca é um dos equipamentos culturais de maior relevância para o desenvolvimento das pessoas. É um espaço de transformação social, através do conhecimento, informação, cultura e fortalecimento para que todos tenham uma educação de qualidade”, afirma Juciene de Jesus, coordenadora do Sistema Estadual.

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas

O sistema tem como objetivo apoiar os municípios na ampliação e fortalecimento de suas bibliotecas públicas e comunitárias e também oferecer assessoria técnica em questões referentes aos espaços, acervo, infraestrutura, serviços e formação de pessoal para atuar em bibliotecas.

O endereço da instituição é rua 50, nº 125. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem intervalo para almoço). Para pegar algum material, é preciso se cadastrar com o RG, comprovante de residência e telefone. Cada livro poderá ficar com o “dono temporário” por 15 dias, podendo ser renovado por mais 15 dias, e em cada empréstimo é possível levar até três títulos.