Professores da rede podem se inscrever no Curso de Práticas Pedagógicas em Ensino de História, ministrado pela UFS

- 21/06/2019 10:19:00

Professores de História das redes públicas e particulares e alunos de graduação dos cursos de História e Pedagogia interessados em fazer o Curso de Praticas Pedagógicas em Ensino de História já podem fazer a inscrição. A formação está sendo promovida pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e as inscrições devem ser efetuadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), no portal da UFS, ou no primeiro dia do curso na Didática VI do Campus São Cristóvão, local onde acontecerá a formação.

O curso consistirá na realização de uma série de oficinas temáticas que se baseiam nos produtos pedagógicos desenvolvidos por egressos do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História. Durante o curso, os participantes poderão socialização as práticas pedagógicas desenvolvidas, com o intuito de auxiliá-los em seus trabalhos como professores de História dos anos iniciais da rede pública de Educação Básica, bem como dos alunos de graduação em Pedagogia e História.

As oficinas ocorrerão uma vez por mês, aos sábados. Serão duas oficinas em cada encontro, no Campus de São Cristóvão, distribuídas nos turnos matutino e vespertino, totalizando 50 horas.

Programação

Os participantes que assistirem todas as oficinas receberão certificado. No dia 20 de julho acontecerá o primeiro encontro, cuja aula será ministrada pelo professor Luciano Ferreira, cujo tema será "As Histórias em Quadrinhos a Serviço da Educação e Aplicando as HQs nas disciplinas". Nesse mesmo dia haverá também a aula da professora Monaquelly Carmo de Jesus, sobre "A Música como recurso para o Ensino de História".

A segunda oficina acontecerá em 17 de agosto, com o a professora Andréia Teixeira dos Santos (Ensino de História e Relações Étnico-Raciais: construção de jogos de trilha para comunidades negras) e a professora Josimari Viturino (Uso dos Jornais no Ensino de História: A Abolição da Escravatura na Imprensa Sergipana do Século XIX).

O terceiro dia de aula será em 14 de setembro. A primeira oficina será ministrada pelo professor Marcelo Santos (Ensino de História e Internet: a sala de aula invertida), e a segunda contará com o professor Wendel Mota dos Reis Mota (História do lugar, Ensino de História e novas tecnologias: uma proposta para o trabalho docente na Educação Básica).

O penúltimo encontro ocorrerá em 19de outubro, com a aula sobre "Imagens visuais e Ensino de História: um diálogo possível", ministrada pelo professor André Luís Silva Moraes, e a oficina "Histórias de vidas no ensino de História", com a professora Ana Lígia Rodrigues de Farias.

O último dia de oficina acontecerá em 9 de novembro, com a professora Cristina de Almeida Valença Cunha Barroso (O uso dos museus e Ensino de História), e a professora Ana Silvia Oliveira, cuja aula terá como tema "Ensino de História e de Cultura Sergipana: uso da metodologia da educação patrimonial em sala de aula".