Reforma do Atheneu Sergipense é acompanhada por técnicos da Seduc

- 11/07/2019 12:53:00

Diretores do DAF e da Engenharia da Seduc fizeram visita técnica para verificar o andamento das obras

O diretor do Departamento de Administração e Finanças da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (DAF/Seduc), Paulo César Gonçalves Santos, acompanhado do diretor do Serviço de Edificações Escolares (Sedes), Valdir Pinto Santos, visitou na manhã desta quinta-feira, 11, as obras de reforma do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, com o objetivo de acompanhar in loco as obras de reforma e ampliação da unidade de ensino, que mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, estão andando a todo o vapor.

O Governo de Sergipe está investindo um total de R$ 8.839.171,51. A entrega do Centro de Excelência está prevista para o segundo semestre de 2019, e a sociedade sergipana terá uma das unidades escolares mais modernas do Brasil.

Durante a visita, os diretores do DAF e da Engenharia da Seduc percorreram por todas as instalações, verificando as condições da estrutura física e dos materiais utilizados na reforma. Eles mostraram-se atentos também às questões de acessibilidade no prédio, e da rota de fuga, que é uma exigência do Corpo de Bombeiros.

“Nosso objetivo é fazer uma análise do andamento da obra e ter uma posição quanto a uma data de inauguração da reforma do Atheneu. Estamos verificando as pequenas pendências que existem no final de obra para fazermos correções junto à construtora e à Cehop. O que estamos vendo aqui iremos repassar ao secretário Josué Modesto para tomarmos as providências que necessitam e marcar a inauguração”, disse Paulo César.

O diretor do Atheneu, Daniel Lemos, mostrou-se com boas expectativas em relação ao retorno das aulas no prédio de origem. “Estamos aguardando as soluções do término das obras e cremos que nesse próximo semestre vamos ter uma escola que atenda às necessidades do Ensino Médio Integral e que, principalmente, atinja melhores resultados”, afirmou.

Reforma e ampliação

A reforma e ampliação da unidade escolar contaram com uma nova pavimentação externa dos pisos. Todas as dependências estão sendo climatizadas, sendo 25 salas de aula, duas salas de informática, laboratórios de química, física, biologia e linguagens. Os estudantes terão um auditório com a capacidade para aproximadamente 200 pessoas, refeitório, salas de dança, do grêmio, além dos espaços destinados às salas de multimídia e comitê pedagógico. Serão instaladas 92 câmeras em todas as dependências do prédio.

O projeto foi pensando para atender às normas técnicas de acessibilidade. Desta maneira, o prédio terá, além das rampas de acesso, elevador, mapa e pisos táteis e banheiros adaptados. A reforma possibilitou a recuperação de toda a estrutura metálica da quadra poliesportiva. A empresa responsável pelas obras é a ARS Construção e Empreendimento do Brasil Ltda.

Visita do Secretário

Essa é a segunda visita realizada ao longo do mês de julho. No último dia 5, o secretário da Seduc, Josué Modesto, acompanhou também o andamento das obras do Centro de Excelência Atheneu Sergipense. Com mais de 90% de conclusão, a obra recebe os últimos retoques.

"O Centro de Excelência Atheneu Sergipense é um ícone na educação do Estado. É um orgulho para todos nós. No que se refere à obra, a unidade escolar já conta com uma boa estrutura; e essa reforma passa por uma revitalização e modernização, mas preservando a originalidade do projeto arquitetônico. Todos esses aspectos, aliados à tradição no que se refere à qualidade do ensino público, são mantidos ", ressaltou Josué Modesto.