FALTAM

Aluna do CE Rodrigues Dórea comemora medalha de prata na Ginástica Rítmica no Campeonato Sul-Americano, no Peru

Por Givaldo Batista
- 08/11/2019 08:47:00

Sergipe tem um relevante histórico na Ginástica Rítmica (GR), com a conquista de títulos nacionais e, referência internacionais em diversa categorias. Larissa Barata foi o grande nome nesse esporte no estado, influenciando as gerações seguintes. Hoje surgem grandes promessas e os Jogos da Primavera têm contribuído para desenvolver e divulgar essa modalidade esportiva.

Aracaju sedia a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e serve de base de treinamento da Seleção Brasileira de Conjunto, esses fatores têm inspirado muitos jovens na iniciação da GR.

Ana Julia Camargo de 12 anos completados no último dia 28 de outubro, aluna do 6º C, do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Rodrigues Dórea, localizado em Aracaju, é uma dessas promessas. Recentemente, Ana Julia foi um dos destaques da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica, que representou o Brasil, no Campeonato Sul-Americano realizado em Lima, no Peru. Ana Julia formou dupla com Anna Luísa, conquistando o bronze por aparelho (arco) e a prata no geral na categoria AC3 (infantil).

Ana Júlia que também é atleta do Club Sportivo Sergipe e aluna da professora Thalyta Almeida, com quem começou a treinar aos 6 anos na escolinha de GR do CSS. A dedicação e o desempenho da atleta nos treinamentos e competições estaduais levaram a aluna-atleta a participar de competições em torneios regionais e nacionais e em uma competição internacional, o Campeonato Sul-Americano que aconteceu em Lima, no Peru.

Tudo começou nos 36º. Jogos da Primavera onde Ana Julia foi um dos destaques na sua categoria conquistando duas medalhas de bronze, nos aparelhos maças e cordas.

Segundo a técnica Thalyta Almeida, a rotina de treinos de Ana Julia é intensiva e ela com muita dedicação consegue conciliar a os estudos no 6º ano do CE Rodrigues Dórea com a programação de treinamento. A ginasta treina diariamente 4 horas por dia. De segunda a sexta-feira das 18h às 22h.

“Às vezes esse treinamento se prolonga até as 22h30. Mas no outro dia, logo cedo, já está pronta para um novo dia, que começa com os estudos no Rodrigues Dórea, onde é uma aluna destacada e querida por todos os professores e colegas. Aos sábados treina das 9h às 13h”, revelou Renata de Camargo Silva, mãe e maior incentivadora da jovem ginasta.

É uma rotina espartana de treinamento, competições e viagens, conciliadas com os estudos. Convém destacar que Ana Julia é uma referência como aluna e atleta no CE Rodrigues Dórea. Todos veem nela uma ginasta de futuro. Quem sabe até, uma futura atleta olímpica. Treino e disposição é o que não faltam. Ana Julia sempre foi aluna da rede pública. “Primeiro na escola municipal Ágape e agora no CE Rodrigues Dórea”, completou a mãe da ginasta.

A conquista da medalha de Prata no Sul-americano foi comemorada com muito entusiasmo pela ginasta. “Fiquei muito feliz sim, porque conquistar essa medalha e ter representado muito bem o Brasil em um Sul-americano é o sonho de toda ginasta. Fomos a única dupla do Nordeste a representar o Brasil nessa nova categoria. Fiquei muito feliz. Foi uma conquista muito grande e importante para nós”, comemorou a ginasta, que diz ter um grande sonho, que é ser convocada para a Seleção Brasileira de Conjunto e representar o Brasil em uma Olimpíada.