voltar
FALTAM
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Secretário de Educação visita Centro de Excelência José Rollemberg Leite e destaca a importância do ensino em tempo integral

Por Ítalo Marcos
- 08/11/2019 11:46:00
194 acessos imprimir

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, saiu do seu gabinete na manhã desta sexta-feira, 8, para mais uma visita a unidade de ensino da rede estadual. Desta vez a escola escolhida sem aviso prévio foi o Centro de Excelência José Rollemberg Leite, em Aracaju, unidade com cerca de 300 alunos matriculados, entre o ensino fundamental e o ensino médio regular e integral.

 

Acompanhado da diretora Andreza Andrade, o professor Josué Modesto percorreu por todas as instalações da escola e conheceu a infraestrutura, contemplando os laboratórios, biblioteca, cozinha, salas de aula, banheiros e a quadra poliesportiva, cuja reforma foi entregue em março de 2019. Ele conversou com os professores e alunos e falou sobre a importância do ensino médio em tempo integral. “Quanto mais tempo o estudante permanece dentro da escola, mais ele se beneficia do apoio que os professores e equipe diretiva podem oferecer, tanto em nível pedagógico quanto pessoal. O ensino em tempo integral é um modelo que viabiliza os sonhos dos jovens”, afirmou.

 

A diretora Andreza Andrade declarou que vê com bons olhos o hábito de o secretário conhecer as unidades de ensino pessoalmente e entender a realidade de cada escola. “Nós nos sentimos privilegiados em tê-lo aqui, que veio conversar com os nossos alunos, que são as pessoas mais importantes da escola, e com os nossos professores, que estão aqui diariamente dedicando seu trabalho em prol da formação dos estudantes”, disse.

 

Ela ainda destacou que o alunado aprova o ensino médio em tempo integral, se engajando nas disciplinas eletivas, práticas experimentais e projetos de vida. Já em relação às turmas do 3º ano do ensino médio, Andreza garante que todos estão preparados para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Eles estão afiados. Nessas duas últimas semanas fizemos uma programação com aulas voltadas para as provas do Enem, com aulões, revisões e simulados. E hoje à tarde os alunos participarão do Aulão do Pré-Universitário, na Arena Batistão”, explicou.

 

Visita in loco

 

Alunos e professores elogiaram a iniciativa do secretário de conhecer pessoalmente a unidade de ensino. Para Marcos Farjalla, professor de Filosofia, “a visita desmistifica aquela imagem de gabinete, de alguém inacessível”.

 

“Fazer uma visita sem avisar previamente e ver como a escola funciona é muito bom. Ele vai reconhecer que o trabalho está sendo feito com dignidade e dentro dos preceitos do ensino integral”, disse.

 

A aluna Beatriz Borges Ribeiro, do 2º ano, afirmou que a visita do secretário dá mais visibilidade para a escola pública estadual. “Vai ajudar a mostrar a excelência de ensino que nós temos aqui. Nós temos as disciplinas eletivas, fazemos pesquisas de iniciação científica e somos estimulados a procurar o porquê de todas as coisas. O ensino integral nos ajuda a pensar diferentes formas de aprender, tanto sobre a nossa vida, quanto a vida acadêmica. Aqui nós colocamos em prática o que aprendemos em sala de aula”, declarou.

 

Já a sua colega, Alice Gomes Evangelista da Silva, destacou que a visita serve para que o gestor da Educação conheça os projetos produzidos na escola. “Ficamos felizes com os resultados que obtemos, mas é bem melhor quando nós temos a presença do secretário, para ele saber que aqui tem professores que sempre nos levam a dar o nosso melhor. É também uma forma de ele conhecer as nossas necessidades”, disse.

 

A mesma opinião foi compartilhada por Nalbert Silva, do 3º ano. “O secretário veio hoje até nós e isso mostra a importância que está sendo dada à nossa escola, para que possa melhorar ainda mais o que é feito aqui”, afirmou.

 

Ao conversar com os alunos do 3º ano, o professor Josué Modesto desejou a todos uma boa sorte nas provas do Enem e os convidou a assistirem ao Aulão de Revisão do Curso Pré-Universitário da Seduc, que acontecerá na tarde desta sexta-feira, 8.