voltar
Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)

Cursos de aperfeiçoamento em Língua Inglesa para professores da Rede Pública de Ensino são divulgados

Por Francimare Araújo
- 10/01/2020 14:59:00
438 acessos imprimir


A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Serviço de Apoio ao Desenvolvimento Estudantil (Seades), divulga a abertura de três editais para seleção de cursos de aperfeiçoamento de idioma em diversos países para professores de Língua Inglesa do Ensino Médio da Educação Básica da Rede Pública de Ensino.

Fullbright DAI

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fullbright DAI), juntamente com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, oferece 4 vagas com todas as despesas pagas e uma ajuda de custo de US$ 500,00 para estudar em um curso de aperfeiçoamento de janeiro a maio de 2021, durante um semestre em uma universidade americana distribuída em diversos países. O curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também o uso de tecnologias em educação, além de um estágio supervisionado três vezes por semana em uma High School.

Para se inscrever, os professores deverão preencher o documento disponível no site www.seduc.se.gov.br, no  banner verde do  Fulbright-DAI, e enviar impreterivelmente até o dia 20 de fevereiro, às 23h59,  para o e- mail  nadiamaria.cardoso@seed.se.gov.br ou o e-mail seades.dase@gmail.com. O formulário deverá conter as informações sobre o projeto que o professor pretende desenvolver em sua comunidade ao retornar para o Brasil após o curso de aperfeiçoamento. Uma banca examinadora avaliará os quatro melhores  Inquiry Projects, e enviará no dia 28 de fevereiro  para a Comissão  Fulbright para serem submetidos à seleção nacional.

Mais informações sobre requisitos acesse o site https://fulbright.org.br/edital/chamada-institucional-fulbright-dai-2020/
 
Fulbright CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI), está oferecendo até 486 bolsas para curso intensivo de seis semanas em uma universidade nos Estados Unidos. A duração do curso ocorrerá de 24 junho a 07 de agosto 2020.

As inscrições estão abertas até o dia 14 de fevereiro e deverão ser efetuadas no site https://fulbright.org.br/edital/pdpi-professores-de-inlges/. Os professores candidatos podem escolher uma das três modalidades ofertadas: Desenvolvimento de metodologias, Aprimoramento em inglês - Intermediário I e Aprimoramento em inglês - Intermediário II. Os que já cursaram uma das modalidades pode se inscrever em outra que ainda não realizou.

Colleges and Institutes Canada (CiCan)

O Colleges and Institutes Canada (CiCan) oferece 21 vagas para curso de aperfeiçoamento para professores de Língua Inglesa da Educação Básica da Rede Pública de Ensino. As inscrições podem ser feitas no período de 06 de janeiro a 19 de fevereiro.

O curso de aperfeiçoamento terá duração de 8 semanas, e será realizado no período de 04 de junho a 31 de julho de 2020, e tem por objetivo promover o desenvolvimento profissional de professores que atuam nas escolas públicas de educação básica. As vagas estão distribuídas por etapas: 7 vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental menor; 6 vagas para o Ensino Fundamental maior; 6 vagas para o Ensino Médio e 2 vagas para as escolas que aderiram à Educação Militar.

Para efetuar a inscrição, os professores candidatos deverão cadastrar ou atualizar o currículo na Plataforma Capes de Educação Básica e acessar o site http://inscricao.capes.gov.br/ para preencher o formulário.

De acordo com Nadia Cardoso, Coordenadora Estadual do Programa Fulbright DAI, os professores da Rede Pública de Ensino de Sergipe com o interesse de participar das seleções mencionadas acima precisarão providenciar a justificativa de afastamento, caso sejam aprovados, e a carta de recomendação assinada pelo gestor/a da escola e pelo secretário da Seduc.

Em caso de dúvidas entrar em contato com o Seades/Seduc, Bloco III, Rua Gutemberg Chagas, 169, Bairro Inácio Barbosa, Aracaju/Se; pelos emails nadiamaria.cardoso@seed.se.gov.br ou seades.dase@gmail.com, ou  pelo telefone 3194-3336 - Nadia Cardoso, Coordenadora Estadual do Programa Fulbright DAI.