Por Silvio Oliveira
Fonte: ASCOM / SEED
Por Silvio Oliveira
Em prova emocionante disputada nesta segunda-feira, 19, na pista de atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRG), em Natal, a aluna do Colégio Estadual João Costa (Aracaju/SE), Ketilly Hortência Andrade Bomfim, subiu ao pódio após vencer em terceiro lugar a prova dos 100m com barreira. A atleta, que se despede dos Jogos Escolares da Juventude por completar 18 anos em 2019, coroou uma trajetória de perseverança, somação, superação e foco.
Aos 12 anos Ketilly Hortência iniciou sua participação em competições nacionais nos Jogos Escolares da Juventude, passando por edições em Natal, Londrina, João Pessoa, Brasília e novamente em Natal. Em sua última edição, a veterana destaca a medalha de bronze com valor de ouro. “Muita felicidade. Comecei a treinar, não tinha material adequado, fazíamos as barreiras de cano, colocávamos as cadeiras como obstáculos. Hoje estou aqui. É muito legal chegar aqui e ver que consegui”, afirmou.
Em sua sexta edição dos Jogos, Ketilly Hortência nunca tinha subido ao pódio antes. O melhor tempo tinha sido no salto triplo, quando chegou ao quarto lugar geral nos Jogos, em Londrina. Filha mais velha de uma família de pais humildes, perseverou nos estudos e nos treinamentos, na ajuda aos pais e no cuidado com um tio paraplégico, superando às dificuldades enfrentadas na vida, como um espelho para superar também os obstáculos das provas 100m com barreira.
Prestes a deixar a maior competição nacional do esporte escolar por conta da idade, a aluna-atleta diz querer continuar treinando. “O atletismo ainda é um esporte desvalorizado e poucas mulheres procuram. Gostaria de dizer o quanto é bom podermos participar, treinar e competir nas provas para que outras meninas possam também entrar no atletismo. Pretendo continuar nos treinos e passar no Enem para fisioterapia", afirma, Hortência que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio em 2018.
Para o técnico da atleta, Devisson dos Santos Silva, a medalha coroa uma trajetória de foco e superação da aluna, além de ser um trabalho continuado com técnica. Ele ressalta que ver a evolução de um atleta é importante para o técnico. “O pódio é importante, muito feliz, mas é uma consequência”, disse.
Também técnico da mesma modalidade, Antoniel Santos disse que a medalha de Ketilly Hortência é uma vitória para todos que fazem o atletismo de Sergipe. “Depois de seis edições, seis anos, deixando os Jogos Escolares, sair com a medalha de bronze é muita felicidade”, destacou.
Jogos Escolares 2018
Os Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional, iniciaram no dia 12 de novembro e vão até dia 25 do mesmo mês, com a final da terceira fase, quando competem alunos-atletas de basquete, handebol, judô e luta olímpica.
Na primeira fase da etapa nacional, Sergipe conseguiu se destacar e subir ao pódio nas modalidades vôlei de praia e ginástica rítmica, conseguindo o ouro na primeira modalidade, na categoria feminino, e bronze, na categoria masculino.
Com o apoio incondicional do Governo de Sergipe, a Delegação de Sergipe é composta por 186 atletas nas diversas modalidades esportivas, além de chefe de delegação, jornalista, fisioterapeuta e técnicos das redes estadual, municipais e particular.






