Alunos da rede estadual visitam a exposição "Fantástico Corpo Humano"

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED

 

Estudantes conheceram de perto a anatomia através de corpos reais

 

Por Ítalo Marcos

 

Com os olhos cheios de curiosidade e admiração, alunos da rede estadual de ensino estiveram na manhã desta terça-feira, 21, na exposição "Fantástico Corpo Humano", que está acontecendo no Shopping Riomar, em Aracaju (SE). A visita vai até o dia 5 de março e levará mais de 1 mil estudantes para conhecer o corpo humano.

 

Sob os cuidados dos seus professores, os alunos não apenas observaram os corpos humanos expostos, como também ouviram as explicações de profissionais, que transmitiram conhecimentos sobre a anatomia e sobre cuidados com a saúde.

 

A exposição é dividida em galerias, cada uma abordando temas distintos, como sistema esquelético, muscular, nervoso, circulatório, digestivo, além de uma que tem como objeto de estudo a vida fetal do ser humano. Ao todo, estão em exposição nove corpos humanos reais, e mais de 150 partes do corpo, distribuídas entre órgãos, sistemas e membros.

 

De acordo com a professora e integrante do Núcleo de Processos Criativos da Seed (Nupi), Nadja Nayara, essa foi uma iniciativa do secretário de estado da Educação, Jorge Carvalho. "Sempre que uma exposição vem para Sergipe, nós do Nupi tentamos levar os alunos. Mas essa, especificamente, foi uma iniciativa do secretário Jorge Carvalho, que teve a sensibilidade e a boa vontade para dar essa oportunidade aos estudantes", disse.

 

As visitas começaram nesta terça-feira, 21, e se estenderão até o dia 5 de março. Neste primeiro dia, estiveram presentes os alunos do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria e Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire. Já estão confirmadas outras unidades de ensino, como a 15 de Outubro, Souza Porto, Jackson de Figueiredo, e Joaquim Vieira Sobral.

 

"Nessa visita os alunos têm a oportunidade de verem de perto como funciona o corpo humano e de participar da construção do conhecimento. Isso vai só somar com todo o conhecimento que o professor de Ciência passa em sala de aula. Essa exposição só vai contribuir de uma maneira muito expressiva para o aprendizado dos estudantes", explicou Nadja.

 

Mais conhecimentos

 

Os alunos se mostraram bastante curiosos e satisfeitos com a exposição, destacando que é uma oportunidade de obterem mais conhecimentos. Foi o caso de Nicole Pereira, da Escola Estadual Prof. Manoel Franco Freire. "Gostei muito de observar os corpos. Aqui estou aprendendo muito mais coisas do que o que nós encontramos nos livros", declarou.

 

Victor Carvalho, do Colégio Estadual Vitória de Santa Maria, destacou que nunca teve a oportunidade de ver o corpo humano como ele realmente é. "Aqui a gente está aprendendo como ele funciona e como é por dentro. Estamos vendo na prática, fora da sala de aula".

 

Ana Flávia Tavares Santos, da mesma escola, também não poupou elogios à exposição. "Estou achando espetacular. Nunca tinha visto algo desse tipo, e estou gostando bastante", afirmou.

 

Quem também esteve presente foi a professora de Biologia, Raylene Nascimento. "Aqui eles podem aliar a teoria à prática. Como são corpos verdadeiros, eles podem conhecer como são na realidade. Isso desperta o interesse de como ocorre o funcionamento do corpo humano", explicou.

 

Conservação

 

Segundo o coordenador da exposição, Suderlan Gomes, os corpos foram conservados através de uma técnica chamada plastinação, que existe desde 1971. Eles foram dissecados, desidratados com acetona e banhados em polímero de silicone, o que deu aos corpos a durabilidade por tempo indeterminado.

 

"Esse é um dos eventos mais vistos do mundo, uma oportunidade de conhecer melhor o corpo humano. Aqui as pessoas vão se conscientizar de riscos como o tabagismo e o alcoolismo, e também, vão compreender como funciona a fase gestacional. Não aprende apenas a anatomia, mas também a prevenir doenças. Aqui, através dessa parceria com a Seed, os alunos da escola pública estão tendo essa oportunidade única de conferir tudo isso", afirmou Suderlan.

 

A enfermeira Camila Carvalho Matos foi uma das profissionais de saúde que explicaram para os alunos diversas informações sobre o corpo. "Aqui os estudantes podem conhecer o funcionamento e a estrutura de uma maneira real, pois o estado de conservação dos corpos é perfeito", disse.

Notícias Anteriores