Alunos de Centro de Excelência em Nossa Senhora do Socorro avançam à etapa regional do Desafio Liga Jovem

Projeto desenvolvido no Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral apresenta proposta inovadora de educação financeira

Por Izabela campos (estagiária)

Estudantes do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, no município de Nossa Senhora do Socorro, classificaram-se para a etapa regional da segunda edição do Desafio Liga Jovem do Sebrae. O ‘Projeto Max Adventure’, desenvolvido pelos alunos com a orientação do professor Lucas Pazoline, apresenta sua proposta de aprimorar a educação financeira de crianças e adolescentes por meio de um jogo digital.

O projeto apresentado pela equipe Drex na etapa regional, que fomenta educação financeira, tecnológica e voltada para o empreendedorismo, recebeu um retorno positivo da equipe de jurados. De acordo com o aluno do 3º ano do Ensino Médio e componente da equipe, Kelvin Ryan da Graça, o jogo criado não é apenas um jogo, mas sim um conteúdo educacional ‘gameficado’.

“O conteúdo referente à educação financeira que normalmente seria transmitido aos alunos por meio de uma apostila é disponibilizado a partir de um jogo que facilita o aprendizado. Então o ‘Max Adventure’ acaba sendo uma forma mais fácil de introduzir o estudo da educação financeira, o que acaba trazendo esse conhecimento mais cedo para a vida das crianças”, contou Kelvin.

O professor orientador da equipe, Lucas Pazoline, ressaltou que o projeto foi criado a partir do ‘Grupo Web Game’, que já desenvolve atividades relacionadas à tecnologia na escola há três anos. Lucas comentou que a criação de jogos digitais já fazia parte do ‘DNA’ da equipe, e que vislumbraram o Desafio Liga Jovem como uma oportunidade de ter o trabalho reconhecido.

“Nos últimos três meses reformulamos tudo que já tínhamos de programação e jogos, utilizando o conhecimento que temos sobre enredo de jogo, desenvolvimento de NPCs, de programação. E aí usamos todo esse fundamento na criação do ‘Max Adventure’, o projeto que estamos apresentando desde a etapa estadual”, destacou o professor.

Já a aluna componente da equipe, Amy Lee Milke, contou que a experiência de participar da Liga Jovem foi uma novidade para ela e que foi inspiradora, especialmente pela representatividade: “Como mulher foi inspirador para mim estar lá e poder motivar outras meninas que têm vontade de participar e têm medo de sofrer preconceitos”.

O Desafio Liga Jovem é uma competição entre equipes de estudantes do Brasil que visa a solucionar problemas de suas escolas ou comunidades por meio da tecnologia. A ação tem como objetivo introduzir o empreendedorismo, incentivando a criatividade e a inovação.

Fotos | Divulgação Unidade Escolar

Notícias Anteriores