Alunos do Agonalto Pacheco visitam aldeia Kariri-Xocó em Alagoas

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED


Os alunos do 1º Ano do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico de Segurança no Trabalho visitaram na sexta-feira, 5, a aldeia indígena Kariri- Xocó, localizada no município alagoano de Porto Real do Colégio. A visita faz parte de uma atividade do projeto interdisciplinar intitulado como "A valorização da cultura indígena", elaborado pela equipe diretiva e professores do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, do município de Neópolis.

 

Participaram da visita 35 alunos, professores, equipe pedagógica do Centro, a Gerente Regional de Educação do Estado de Alagoas, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professores da escola indígena e parte da população indígena daquela aldeia.

 

Para a professora Dayana Soares Mariano, trabalhar o projeto interdisciplinar e realizar a visita influencia diretamente na vida estudantil dos alunos, visto que motiva os participantes a respeitarem as diferenças. "É preciso que o aluno conheça e valorize a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como os aspectos socioculturais de outros povos e nações. É positivo que eles se posicionem com conhecimento baseado em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais", afirmou.

 

Visita

 

Ao chegar na aldeia, o grupo foi recepcionado pelos índios com uma programação de apresentações indígenas relacionadas a arte, ervas medicinais, comidas típicas, rojões, leitura de textos de língua específica, confecção dos dialetos e a famosa dança do Toré. Além das apresentações, ocorreu a palestra do pajé Júlio Queiroz Suíra e do historiador da aldeia Kariri-Xocó.

 

Os alunos do Centro realizaram entrevistas com o pajé e outros indígenas presentes no momento para assim sistematizar e elaborar um documentário sobre este projeto. Também estava presente técnicos do Núcleo de Criatividade e Inovação Tecnológica coordenado pelo professor Ronaldo Linhares.

 

"Trabalhar com projetos interdisciplinares no ensino médio integrado é de suma importância, pois vincula uma disciplina com outra, misturando ideias, envolvendo diferentes conteúdos, contribuindo assim para uma formação integrada de qualidade", disse Dayana Soares.

 

Notícias Anteriores