Por Avelar Matos
Fonte: ASCOM / SEED
Dos quatro estudantes do estado de Sergipe que foram classificados, dois são da rede estadual de ensino: Antônio Santos Dias e Marco Antônio de Menezes Alves
Por Avelar Mattos
Os alunos Antônio Santos Dias e Marco Antônio de Menezes Alves, do Colégio Tobias Barreto, são os representantes da rede estadual na última fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP). As provas da segunda etapa acontecem no próximo sábado, 21, das 13h às 17h, no Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe.
"Os dois alunos já são vitoriosos. Não é fácil passar da primeira fase numa competição que tem alunos de todo o país. Tudo isso é fruto do trabalho e do apoio que encontramos dos alunos, dos colegas professores e da direção do Colégio Tobias Barreto. Nossa metodologia de trabalho vai além do cotidiano; preparamos os alunos para a vida. Todos nós estamos de parabéns", ressalta Marcos Antônio Passos Chagas, professor orientador dos alunos.
A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MVTI) através do CNPq, constitui atualmente um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução e tem como objetivos: despertar e estimular o interesse pela Física e pelas Ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisas e sociedade científica das escolas públicas e identificar estudantes talentosos, incentivando seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Otimista
"Antônio Santos Dias e Marco Antônio de Menezes são alunos extremamente dedicados. Acabamos de receber essa excelente notícia, e nos sentimos orgulhosos por saber que os alunos do Colégio Estadual Tobias Barreto foram classificados para a última etapa da Olimpíadas Brasileira de Física", disse o professor Marcos Antônio Passos. Ele está bastante otimista em relação as provas que serão realizadas no próximo sábado. "Sei que é difícil, mas eles estão preparados", disse.
Assim que recebeu a notícia do professor orientador, o aluno Marco Antônio de Menezes Alves, 17 anos, disse que estava bastante feliz. "Não deu tempo ainda de avisar para a minha família, mas farei isso daqui a pouco. Confesso que fiquei surpreso, mas feliz por representar o Colégio Tobias Barreto numa competição nacional de Física", disse.
Para as provas da segunda etapa que acontecem no próximo sábado, 21, Marcos Antônio, revelou que está tranquilo e bastante otimista. "É claro que estou preparado, pois estudei bastante, e tenho chances de passar na última fase da Olimpíada", enfatizou.
Vitória
A professora Carla Surana, diretora do Colégio Estadual Tobias Barreto, disse que a classificação dos dois alunos representa o sucesso do ensino público da rede estadual. "É uma vitória de todos: do governo do estado, da Secretaria de Estado da Educação, dos alunos, dos professores e da equipe diretiva do Tobias Barreto. Estamos felizes com o desempenho dos nossos alunos e do professor Marcos Antônio Passos Chagas", disse a diretora.
Estão participando da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas estudantes de escolas públicas municipais, estaduais e federais, matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental, e na 1ª série do Ensino Médio. Poderão participar também da OBFEP os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das Escolas Públicas, a partir do 2º segmento do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e do Ensino Médio.
Premiação
Para premiação dos estudantes na OBFEP serão consideradas apenas as notas obtidas nas provas da 2ª fase. Serão concedidos, a critério da Comissão da Olimpíada, até 486 medalhas de ouro, prata e bronze, aos 18 alunos; seis de cada série/ano, dois em cada modalidade da escola, que obtiverem maior pontuação nas escolas municipais, estaduais e federais em cada Unidade Federativa.
Os 131 professores premiados serão distribuídos da seguinte forma: 27 professores de escolas federais, 54 professores (dois para cada unidade da federação) de escolas municipais e estaduais que obtiverem a maior pontuação em sua UF e 50 professores de escolas municipais e estaduais que obtiverem a maior pontuação na classificação nacional, independente da UF.
O resultado final da Olimpíada Brasileira de Física da Escolas Públicas deverá ser divulgado até o dia 28 de fevereiro de 2018.
/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:8.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:107%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-fareast-language:EN-US;}
