Atheneu Sergipense empossa novos membros do Conselho Escolar

Por Lucas Silva
Fonte: ASCOM / SEED

Com funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, o conselho é constituído como órgão colegiado, fundamental para a gestão democrática da escola pública

 

Por Lucas Silva

 

Escolhida por maioria de votos em processo eleitoral realizado no último dia 3 de julho, a nova composição do Conselho Escolar do Colégio Estadual Atheneu Sergipense foi empossada nesta quarta-feira, 16, em reunião extraordinária do colegiado, convocada pelo diretor da escola e membro nato, professor Daniel Lemos. Além do gestor escolar, compõem o Conselho representantes dos segmentos de alunos, de pais ou responsáveis legais, professores e pedagogos, bem como os demais servidores que integram a comunidade escolar, e também um representante da comunidade local.

 

"O Conselho vem fortalecer cada vez mais a escola pública e, mais que isso, traz para a comunidade escolar a responsabilidade pela gestão da mesma. Aqui no Atheneu, após o fortalecimento do Conselho, vimos frutificar o ato de democratizar o acesso à informação, às opiniões e, principalmente, a acolhida dessas opiniões. Todos nós somos responsáveis pela construção de uma escola pública de qualidade", afirmou Daniel Lemos, após empossar os novos conselheiros escolares do Atheneu, para um mandato de três anos.

 

Cada Conselho Escolar tem suas ações respaldadas por meio de Estatuto próprio, que normatiza a quantidade de membros, formas de convocação para as reuniões ordinárias e extraordinárias, dentre outros assuntos que competem a essa instância. Entre as atividades dos conselheiros está a fiscalização da aplicação dos recursos destinados à escola e a discussão do projeto pedagógico.

 

Consciente da importância da atuação estudantil nas decisões escolares, a estudante Rebeca Muniz Freitas, aluna da primeira série do ensino médio no Atheneu Sergipense, candidatou-se à vaga de conselheira e foi eleita por seus pares para representá-los neste órgão colegiado. Aos 17 anos, ela afirma que priorizará em sua atuação "os interesses dos estudantes". Mas não apenas isso, explica Rebeca. "Vamos acompanhar de perto as ações da escola e contribuir para o sucesso da gestão escolar", enfatiza.

 

Também representante dos alunos no colegiado, a estudante e agora também conselheira escolar, Izabel Cristina, aluna da última série do ensino médio no Atheneu, ressalta que sua candidatura levou em conta o incentivo dos seus pais e dos colegas da escola. "Quero dar o meu máximo, oferecer o meu melhor, pois aqui é minha casa", afirma, orgulhosa por estar cursando o ensino médio em regime de tempo integral no Atheneu, onde permanece por até oito horas todos os dias.

 

Colegiado


Empossados, os conselheiros se reuniram entre si e escolheram os membros que desempenharão as funções de presidente (professor Almir Souza), vice-presidente (pedagoga Meire Regina) e secretária (Maria Luiza, Segmento de Pais e Responsáveis Legais) do colegiado, que não possui hierarquia.

 

Após a eleição, o professor Almir Souza presidiu a primeira reunião do Conselho Escolar do Atheneu Sergipense para o triênio 2017-2020, na qual foram abordadas alterações no Estatuto do órgão, que possui funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamental para a gestão democrática da escola pública.

 

"A atuação desse Conselho é muito importante. Como mãe de um aluno da escola quero acompanhar de perto as ações desenvolvidas aqui no Atheneu, para contribuir com a melhoria da qualidade do ensino ofertado a todos os estudantes", destaca Adenilda Araújo, conselheira recém-empossada, representante do Segmento Pais e Responsáveis Legais.

 

Notícias Anteriores