Por ASN
Fonte: ASN
O Centro de Excelência Milton Dortas, referência em educação na cidade desde 1979 e que oferta a modalidade de Ensino Médio em Tempo Integral, passou por uma completa reforma e ampliação, num investimento da ordem de R$ 1.547.289,17, permitindo que a unidade escolar se modernize e continue sendo referência na educação da região. O governador Belivaldo Chagas esteve no município, nesta segunda-feira, 5, para inaugurar a obra de reforma, modernização e ampliação do Centro de Excelência e autorizar o início das obras de trecho da rodovia SE-179, que liga o município de Pinhão a Simão Dias, dentro do Programa de Recuperação Econômica – Avança Sergipe, lançado na última quinta-feira (01).
“A partir de hoje, iniciamos o Avança Sergipe. Cerca de 1 bilhão e 200 milhões de reais estarão circulando na economia sergipana”, destacou o governador Belivaldo Chagas.“Isso que a gente faz é para a população de Simão Dias, para os pais, alunos e professores. Graças a Deus, a gente vai ter uma escola que realmente possa chamar de Centro de Excelência Milton Dortas. Enquanto eu puder, ela vai continuar sendo referência para Sergipe e para o Brasil”, ressaltou Belivaldo Chagas.
A reestruturação compreendeu intervenções nas instalações elétricas, na casa de gás, construção de vestiários, de cozinha, de refeitório, depósito de merenda escolar perecíveis e não perecíveis e novos sanitários, infraestrutura de acessibilidade, requalificação do sistema hidrossanitário, combate a incêndio e construção de espaços para hortas escolares, além de ampliar a edificação em mais seis salas de aula e com a construção de um auditório.
“É um colégio que orgulha a cidade de Simão Dias, orgulha o estado de Sergipe, a educação pública sergipana, teve um belo desempenho no Ideb em 2017 e 2019 e acreditamos que manterá essa trajetória, porque há um imenso compromisso aqui dos professores, equipe gestora, dos estudantes e da equipe de apoio para ter uma educação pública de qualidade”, destacou o secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho.
A comunidade escolar demostrou satisfação com o investimento do Governo de Sergipe na educação da região Centro-Sul. “Para nós, esse momento é muito gratificante. É, realmente um centro de excelência, com salas climatizadas, refeitório, auditório. Realmente uma infraestrutura pronta para receber nossos estudantes, professores gabaritados, coordenadores maravilhosos e toda uma equipe realmente de referência, onde os estudantes realmente são protagonistas e que fazem acontecer”, avaliou o diretor do Centro de Excelência, Sérgio Santos de Jesus Oliveira.
Marcos Robério Nobre de Lima, coordenador pedagógico, frisou que a reestruturação vai contribuir para a qualidade do ensino e da aprendizagem. “Para a educação pública isso é um marco, pois, ter uma escola com essa estrutura, com uma equipe de trabalho, com material humano que realmente se preocupa e se importa com a educação é, realmente, muito valioso e gratificante. Além disso, hoje possuímos um espaço físico que proporciona atender as novas perspectivas da educação. A aprendizagem não acontece somente dentro da sala de aula, ela vai muito além disso, vai além dos muros da escola e a gente observa que tudo que foi feito aqui vai contribuir diretamente pra que as aulas sejam ressignificadas e possam ser ainda mais explorados tanto pelos professores, quanto pelos alunos”, disse.
O estudante Adolfo Santana do Carmo, aluno do 2º ano e jovem protagonista, demonstrou motivação com o resultado da reforma. “Estamos muito motivados cada vez mais. A partir do momento que observamos e sentimos as melhorias para nós alunos, tanto na área pedagógica quanto com essa a entrega dessa reforma. Por isso, em nome dos alunos, afirmo que a maioria está bastante motivada e que as nossas expectativas foram mais que superadas”.
Rodovia SE-179
A obra para reestruturar parte da Rodovia SE-179, no trecho que liga o município Simão Dias ao município de Pinhão, compreenderá a extensão aproximada de 24,40 km, no investimento de R$ 12.413.605,70. Ela faz parte do Pró-Rodovias, um dos eixos de ação do Programa de Recuperação da Economia – Avança Sergipe, que prevê a reestruturação de 441,5 km da malha rodoviária estadual, em um investimento de R$ 330 milhões na primeira etapa do programa.
“Estamos, dentre outras ações, reconstruindo estradas, retomando o Pró-Rodovias, que iniciamos com a Rodovia João Bebe Água e tivemos que parar por conta da pandemia. As obras no trecho da BR 235-Pinhão, Serra do Machado-Moita Bonita e Serra do Machado-Ribeirópolis já estão acontecendo. O trecho que liga Tobias Barreto a Riachão e, na sequência, Riachão a Lagarto, também já foi iniciado. Amanhã, vamos em Aquidabã anunciar a reconstrução do trecho que liga Aquidabã a Graccho Cardoso, na quarta, vamos à Umbaúba, anunciar também a reconstrução de Umbaúba à Itabaianinha. E assim a gente reaquece a economia”, declarou Belivaldo.
A obra irá beneficiar, diretamente, a população da região ao tempo que irá impulsionar a economia. A recuperação da rodovia promoverá o escoamento da produção de maneira eficiente e rápida, em uma rodovia segura, para os polos comerciais do estado e do país.
“Com maior fluidez do tráfego, melhora o transporte da capacidade produtiva dos municípios que utilizam essa via. Isso traz aumento do potencial de atração de investimentos, o que levará à geração de empregos e ao incremento da arrecadação municipal”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Ubirajara Barreto.
“É um trecho que há muitos anos não passa por melhorias, uma estrada importante, mas que está em péssimas condições. E a gente sabe que a recuperação dessa malha viária vai trazer mais segurança para todos que aqui transitam diariamente, então só temos motivos para agradecer”, disse o prefeito de Simão Dias, Marival Santana.
Instrumentos musicais
Com o objetivo de promover o fortalecimento das filarmônicas, mantendo a tradição cultural da região e o estímulo às novas gerações, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), realizou a doação de instrumentos musicais à Associação Filarmônica Lira Sant´Ana, num investimento total de R$ 11.779,99.
“Eu tenho um carinho especial pela Lira Sant´Ana. É uma entrega simbólica de instrumentos, eles precisam de mais e merecem mais, portanto o que a gente puder fazer, a gente vai continuar fazendo, porque as festas em Simão Dias ficam mais bonitas quando têm a participação da Lira Sant´Ana, principalmente na festa de Nossa Senhora Sant´Ana”, disse o governador.
“Estamos fazendo a entrega de sete instrumentos e vamos fazendo outras aquisições. Foram entregues trompetes, pratos, bumbo, teclado e clarinete para fortalecer a Lira e dar mais oportunidades aos jovens de Simão Dias”, ressaltou a presidente da Fundação de Cultura e Arte Aperipê, Conceição Vieira.
Obras de pavimentação
Ainda em Simão Dias, no povoado Deserto, Belivaldo assinou Ordem de Serviço para pavimentação em paralelepípedo e urbanização. A obra terá um investimento de R$ 245.177,86, numa área total de pavimentação em paralelepípedo 3.240.08 m², com o objetivo de levar dignidade e qualidade de vida para a população, melhorando a mobilidade urbana da região.
“A gente assumiu o compromisso e, hoje, com a garantia do recurso financeiro, estamos iniciando a obra. Está ai o caminhão, a obra iniciando, porque afinal de contas Simão Dias merece”, disse Belivaldo.
















