Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
A equipe diretiva do Centro de Excelência Governador Djenal Tavares de Queiroz, em Aracaju, vem reforçando o diálogo com a comunidade a fim de promover melhorias em seus ambientes por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin). Por meio de reivindicações e pedidos que chegam a partir dos alunos, professores e demais funcionários, foram realizadas diversas intervenções na escola.
O diretor dessa unidade de ensino, professor César Estrelado, elenca algumas dessas ações, “como a instalação de quadro de vidros na sala da biblioteca e auditório, conjuntamente com instalação de cortinas blackout, pedido solicitado pelos estudantes para diminuir a claridade das janelas daqueles espaços que dificultava a aprendizagem. O superaquecimento na cozinha tem sido motivo de constantes reclamações das merendeiras. Com a instalação da coifa, o aquecimento diminuiu cerca de 70%, o que proporcionou um maior desempenho dos trabalhos realizados diariamente”.
Foram realizadas melhorias nos banheiros masculino e feminino. “Foram instalados dois espelhos emoldurados para contribuir com o conforto deles, além de torneiras com temporizador cuja finalidade é evitar o desperdício de água, proporcionando mais sofisticação dos banheiros de uso dos estudantes. Essas melhorias foram uma ação do Conselho Escolar, desenvolvida a partir da escuta realizada com os estudantes, professores, executores de serviços básicos, corpo administrativo e coordenador do Pré-Universitário, os quais sinalizaram as necessidades relevantes. A secretaria inovou com a instalação de uma nova bancada com design atual tendo em vista contribuir com a eficiência nos trabalhos administrativos com documentos e materiais recebidos na escola articulado às ações da secretaria”, explicou o diretor.
O aluno Gabriel de Souza Santana, do 3º ano do ensino médio, comemorou a chegada das melhorias. “Para a gente é muito importante ter uma direção que nos ouve. São algumas reivindicações que de certa forma melhoram o ambiente e proporcionam mais conforto para todos nós que estudamos em tempo integral”, destacou. Outro ponto que foi observado pelo jovem foi a questão da gestão de tempo da escola, especialmente no que diz respeito ao horário do almoço.
Outra ação que foi permitida a partir da parceria com o Conselho Escolar e diálogo com os professores foi a ampliação da sala dos professores, "para garantir um conforto apropriado, adequando os espaços às condições necessárias de harmonizar o ambiente diante das demandas e necessidades dos professores que vêm se desempenhando para atingir as metas do Plano de Ação da Unidade Escolar com foco nos indicadores: risco escolar; distorção idade-série e diários preenchidos. A harmonia do espaço proporciona a condição de elevar a autoestima que impulsiona os resultados pedagógicos esperados”, concluiu César Estrelado.








