Centro de Excelência Dom Luciano realiza culminância da segunda edição da Gincana de Matemática

Os alunos realizaram atividades como pinturas, arrecadação de donativos e ações lúdicas

Autora | Heidy Souza (estagiária)

O Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, em Aracaju, realizou a segunda edição da Gincana de Matemática para os alunos do ensino médio de tempo integral. Neste ano, a sustentabilidade foi o tema escolhido pelos professores de matemática, responsáveis pela organização da gincana. Os alunos participaram de atividades como desenhos, arrecadações de alimentos, roupas e rações, além de ações lúdicas que envolvem a matemática.

A gincana teve início no dia 17 de agosto e culminou em 22 de novembro. As atividades foram divididas em tarefas de longo e curto prazo. As de longo prazo incluíram o desenvolvimento de espaços temáticos com materiais reciclados, arrecadação de roupas, rações e alimentos, além da divulgação da gincana nas redes sociais. Já as de curto prazo envolveram desafios como a montagem de Tangram, a Torre de Hanói, cubo mágico, corrida do jornal, passa ou repassa e avião de papel.

Para o tema deste ano, ‘Gincana Matemática Sustentável’, as 22 turmas da 1ª à 3ª série do ensino médio criaram painéis que ilustram suas visões sobre como seria o mundo caso não cuidássemos da natureza. As obras, idealizadas e realizadas pelos próprios alunos, foram expostas nas paredes do anexo escolar, tornando o espaço mais atrativo para a comunidade.

Desenhos de baleias, tartarugas e cenas de poluição industrial, juntamente com as demais tarefas, foram frutos do trabalho coletivo dos estudantes. “Essas atividades foram feitas para estimular neles a vontade de cooperar em grupo e resolver desafios. Aqui, eles não trabalham individualmente, mas como uma equipe. Alguns resolvem as perguntas, outros participam das provas, como montar o Tangram ou resolver a Torre de Hanói. Tudo foi dividido em três partes principais”, explicou Pedro Barros, um dos professores responsáveis pela gincana.

Além de promover diversão, a gincana desempenhou um papel importante no desenvolvimento de valores como solidariedade e cidadania. As atividades desafiavam os alunos na matemática, ao mesmo tempo em que incentivavam ações que beneficiam a comunidade.

Luiza Santana, aluna do 1ª série C, participou da gincana pela primeira vez e destacou como a iniciativa impactou positivamente tanto a escola quanto à população que contribuiu com as doações. “A gente não pensa apenas no ambiente escolar, mas também nos cidadãos como um todo. Envolvemos famílias, a organização da escola e outras pessoas. Sabemos que há muitos em situação de vulnerabilidade, e trabalhar isso nas escolas torna o ambiente mais saudável, pensando em todos”, comentou a estudante.

Uma das tarefas mais marcantes foi a arrecadação de donativos para ações sociais. Ao todo, os alunos coletaram 180,5 quilos de rações, 407 quilos de alimentos e 1.410 peças de roupas. Essas tarefas incentivaram coletividade e interação, promovendo empatia para ajudar o próximo. “A união da minha turma no projeto foi simplesmente avassaladora, tanto na arrecadação de alimentos quanto na decoração. Cada etapa nos aproximou ainda mais”, relatou João Vitor Almeida, aluno do 3º E.

A professora de matemática Aline Freitas e a aluna Ana Luiza, da 2ª A, destacaram como a gincana trouxe momentos de ludicidade, interação e revisão de conteúdos. “É muito mais atrativo para os alunos vivenciarem e revisarem os conteúdos de forma agradável e envolvente. Além disso, a interação proporcionada pelas atividades enriqueceu ainda mais o conhecimento deles”, finalizou a professora Aline Freitas.

Fotos: Divulgação/ Seduc

Notícias Anteriores