Centros de Esportes Escolares continuam com as inscrições abertas

Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED

Por Lívia Lessa

 

O Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), através das iniciativas e ações do Departamento de Educação Física (DEF), oferece aos alunos atletas que estudam na rede estadual de ensino a oportunidade de praticar uma das sete modalidades distribuídas nas 12 unidades esportivas. Os interessados podem se inscrever nos projetos dos Centros de Esporte Escolares.

 

A diretora do DEF, Maria Auxiliadora Pires, explica que os Centros de Esportes Escolares estão localizados no bairros, ou seja, próximo das escolas e isso facilita o acesso e  participação dos alunos. "É inegável que o secretário, Jorge Carvalho, não mede esforços para promover o fomento do desporto escolar em Sergipe", disse.

 

Segundo o professor de natação paraolímpica, no Parque Aquático Oseas, Ivan Secundo, é extrema importância o trabalho realizado pelo Centro de Esportes. "A cada ano aumenta a procura de estudantes interessados em praticar alguma modalidade esportiva e no caso dos paratletas a independência se torna muito mais efetiva", disse ao destacar que além do acompanhamento para melhoria do nível técnico, esta iniciativa é enriquecedora pois permite a sociabilização e inclusão.

 

O treinador de atletismo e professor, Antônio Júnior, reconhece que é fundamental que os jovens possam participar das atividades esportivas. De acordo com ele, Sergipe a vem conquistando destaque no cenário nacional. "Nos Centro de Esportes realizamos um acompanhamento e também e o aperfeiçoamento do nível técnico dos atletas para participarem das competições locais, nacionais e até mesmo internacionais", disse ao mencionar que passado o Estado conquistou o 1° lugar no atletismo, no quadro de medalhas nas Paralímpiadas Escolares.

 

Participação dos alunos atletas

 

A jovem Maria Suzana dos Santos pratica natação no Parque Aquático Oseas. Ela tem deficiência intelectual e diz que a modalidade esportiva representa muito mais que uma prática esportiva. "Aconselho a todos se matricularem nos Centro de Esportes, gosto muito de natação e já participei de algumas competições. O apoio da minha mãe é essencial", declarou.

 

Compartilhando desta mesma opinião, Andrei Luís Carvalho dos Santos afirmou que a natação promove o bem-estar. O atleta tem deficiência intelectual e de acordo com ele, por meio do esporte foi possível desenvolver as habilidades. "Aqui no Parque Aquático Oseas fiz muitos amigos e já viajei para São Paulo, Maceió, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre para participar das competições", disse.

 

Inscrições

 

Os Centros de Esportes Escolares estão distribuídas em quatro polos em 12 espaços. Para se inscrever nas modalidades o estudante deve levar uma declaração que está matriculado na unidade escolar no ano de 2018. Ao fazer a inscrição o estudante recebe um formulário, no segundo momento deve entregar este documento preenchido pelo pai e/ou responsável juntamente com a fotocópia do RG da pessoa que autorizou que o jovem realizasse a matrícula.

 

Saiba quais são as modalidades e o local que acontecem as atividades:

 

Polo

Local

Modalidade

 

I

Colégio Estadual Augusto Franco

Atletismo

Escola de Esporte José Gerivaldo Garcia

Judô

Luta Olímpica

C.E. Francisco de Souza Porto

Ginástica Artística

II

Escola Estadual Augusto Maynard

Ginástica Rítmica

 

Parque Aquático Oseas

Natação

Colégio Estadual General Siqueira

Judô

Parque Aquático Zé Peixe (Batistão)

Natação

Polo Aquático

III

Parque da Sementeira

Atletismo

 

Universidade Federa de Sergipe

Atletismo

 

Colégio Estadual Leandro Maciel

 

 

Vôlei de Praia

Judô

Atletismo

Tênis de Mesa

IV

Escola de Esporte Kardec

Judô

Clube da Caixa

Vôlei de Praia

 

 

Para mais informações, entrar em contato com o DEF através dos telefones: 3194-3368 e 3194-3369.

 

 

Notícias Anteriores