Colégio de Tobias Barreto desenvolve projetos com foco na educação antirracista

Mostra e Sarau Literário reúnem mais de 300 alunos para celebrar a cultura afro-brasileira e desconstruir o racismo estrutural no Colégio Estadual Professora Josefa Alves de Almeida

Por Heidy Souza (estagiária)

O Colégio Estadual Professora Josefa Alves de Almeida, localizado no município de Tobias Barreto, localizado no centro sul sergipano, realizou na última semana de novembro a ‘Mostra Cultural Afro-brasileira Professora Maria Beatriz Nascimento’ e o ‘Sarau Literário Josefa Alves’. Ambas as atividades fazem parte da educação antirracista desenvolvida na escola por meio do Selo Antirracista realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). Os eventos têm como objetivos desenvolver o sentimento de pertencimento e descobrir talentos por meio da literatura.

As atividades foram desenvolvidas e elaboradas por alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Médio (EJAEM) da unidade. Ao todo, mais de 300 estudantes participaram das atividades.

A 2ª edição da Mostra Cultural Afro-brasileira Professora Maria Beatriz Nascimento aconteceu no dia 25 de novembro. A mostra visa levar conhecimento não só para a comunidade escolar, como também para a população tobiense sobre a influência da cultura afro na cultura brasileira.

O projeto busca desconstruir o racismo estrutural que se manifesta em falas, gestos e atitudes que, muitas vezes, passam despercebidas, são banalizadas ou vistas erroneamente como inocentes ou naturais. Os alunos realizaram apresentações artísticas e culinárias sobre temas da cultura afro.

A professora de Cultura Afro-brasileira e Indígena e de Arte, Patrícia Gomes, coordenou o projeto e destacou o resultado positivo da iniciativa. “Com a união dos alunos e a disposição que eles tiveram para colocar a mão na massa eles conseguiram me surpreender”, afirma.

Sarau Literário

O ‘Sarau Literário Josefa Alves’ aconteceu em sua 4ª edição no dia 26 de novembro, tendo como objetivo introduzir os alunos a textos até então desconhecidos, integrando-os ao seu cotidiano. O projeto buscou fazer os estudantes reconhecerem a força e a beleza da literatura, demonstrando como conhecimento dessa área pode expandir horizontes e descobrir novas perspectivas para o futuro.

O projeto foca no desenvolvimento do teatro, englobando tanto a declamação de poesia quanto a dramatização de textos em prosa. Todas as performances exigem dramatização e um conhecimento aprofundado das obras trabalhadas.

Nesta edição, o projeto realizou um passeio pela literatura afro-brasileira, abrangendo o período que vai do Romantismo à literatura contemporânea, com obras e autores consagrados como Castro Alves, Cruz e Souza, Aluízio Azevedo, Lima Barreto e Conceição Evaristo.

A aluna da 1ª série do ensino médio, Cecília Euzébio, contou que o projeto contribuiu para que ela tivesse um contato maior com a literatura negra. “Tivemos acesso aos textos, explicação sobre eles, seus autores; estudamos a melhor forma de apresentá-los e como fazer uma exposição que fizesse o público entendê-los e senti-los”. A aluna completou dizendo que o momento contribuiu para a descoberta de novos talentos, superação de barreiras e fortalecimento de vínculo entre os colegas.

A diretora da unidade, Airla Maciele, ressaltou que os alunos se comprometeram com o desenvolvimento do plano de ação e do projeto ao longo do ano. “A culminância do projeto nos orgulhou muito e nos fez compreender a importância de levar para a nossa comunidade informações que possam desconstruir o racismo estrutural que muitas vezes nem percebemos que existe ao nosso redor”, finalizou a gestora. 

Fotos | Ascom Seed

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