Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc
O Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa conquistou, neste final de semana, o terceiro lugar geral na 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra, em Campinas/SP. A estudante Rizoleta Laysa dos Santos alcançou o 3º lugar geral a partir da resolução de prova objetiva e individual. A equipe PCGeo, da qual a estudante faz parte ao lado dos colegas Maycon Allan Santos Vasconcelos e Vitória Costa Oliveira, venceu o segundo lugar na etapa estadual sob a orientação do professor Laércio Souza Santana Filho.
A fase presencial da Olimpíada Brasileira de Geografia aconteceu no Instituto de GeoCiências da Universidade Estadual de Campinas, entre os dias 25 e 27 deste mês, quando duas equipes representaram cada um dos estados brasileiros na fase presencial. Em Sergipe, o Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa representou a Rede Pública Estadual de Ensino, garantindo a efetiva participação com verba do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin). No total, incluindo passagens, hospedagem e alimentação, o investimento para a participação dos três estudantes e do professor foi de R$ 18.300,00. Além disso, o colégio disponibilizou fardamento e kit escolar para a equipe competir.
De acordo com o professor Laércio Souza Santana Filho, o Profin Competição investe no sonho ao garantir que as equipes competidoras possam viajar para participar de olimpíadas científicas e outras competições escolares. “Realmente devemos reconhecer o total apoio da Seduc em acreditar, apoiar e investir no sonho da nossa equipe. Só temos a agradecer. Nós estamos voltando para casa muito felizes por tudo que foi vivenciado nas práticas e experiências. Eu sei que os estudantes irão sair daqui com outra expectativa e outro olhar com relação aos estudos e ao projeto de vida que estão trilhando. Como professor, foi muito gratificante para mim a participação em uma olimpíada da área na qual sou formado e por estar compartilhando juntamente com outros professores a realidade de outras escolas, e para mim também é um privilégio poder estar em equipe e representar o Nordeste, Sergipe e a escola pública por meio do Colégio Estadual Jornalista Paulo costa”, destacou.
A equipe PCGeo foi criada pelo professor Laércio Souza Santana Filho, objetivando reunir os estudantes monitores em torno de um projeto a fim de intensificar os estudos em assuntos relacionados à geografia, sobretudo cartografia, tema muito requisitado na olimpíada. Para a jovem Rizoleta Laysa, o que mais a motiva a participar de olimpíadas são as oportunidades oferecidas.
“Eu me sinto muito motivada. Acredito que não somente eu, mas também meus amigos da escola que já me mandaram mensagem perguntando quando serão abertas as inscrições para a próxima olimpíada de geografia e ciências da terra. O que muito me motivou a participar de mais olimpíadas foram as oportunidades dadas por elas, por exemplo, com vagas em faculdades. Foi muito gratificante para mim participar pela primeira vez, porque só de ter passado em duas fases e viajar para São Paulo já foi uma vitória muito grande para mim. Quando recebi a medalha de bronze me senti muito mais motivada para conquistar uma de prata ou de ouro no ano que vem”, concluiu.








