Com o projeto Meliponicultura, alunos do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça vencem jornada de empreendedorismo do Programa Pense Grande

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

O anúncio da equipe vencedora foi realizado durante o Demoday Sergipe, evento transmitido no YouTube

 

Os alunos Venícius Soares dos Santos, Maria Rita Nascimento dos Santos e  Edileide dos Santos, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba, localizado no Sul Sergipano, são os vencedores da jornada de empreendedorismo do Programa Pense Grande, o Demoday Sergipe. Com um plano de negócios voltado para incentivar a criação de abelhas, conservando as espécies nativas e sensibilizando a comunidade para a importância da preservação dessa biodiversidade, a equipe campeã “Meliponicultura” e outras finalistas apresentaram suas propostas de impacto social nesta quinta-feira, 2, durante evento online transmitido pelo YouTube.

 

“Eu quero agradecer a todos os professores que nos apoiaram e a todos vocês do Programa Pense Grande por nos proporcionarem este momento”, disse o estudante Venícius Soares, após receber o resultado de ter vencido o Demoday. “Nosso projeto surgiu por conta da extinção das abelhas nativas, ocasionada pelo desmatamento e queimadas. Diante disso, pretendemos incentivar as pessoas a construírem o seu próprio meliponário, plantar árvores e armar iscas para capturar os enxames. As pessoas que serão beneficiadas com esse projeto são aquelas que têm pomares e lavouras, por conta da polinização das abelhas nativas. Além disso, pretendemos mobilizar a população quanto à importância da preservação dessa espécie com a entrega de panfletos e realização de palestras. As abelhas são fundamentais para a polinização de 70% dos alimentos que a gente consome”.

 

A professora Milena Pinto, que orientou o projeto vencedor, juntamente com a professora Adriana Ferraz, comemorou o resultado. “A gente só tem a agradecer. Foi um período de muita aprendizagem. Sempre disse a eles que independentemente de resultado, que eles sairiam outras pessoas, principalmente os alunos que estão no terceiro ano. Entendemos que a escola tem seu papel fundamental para a construção do projeto de vida dos discentes, logo esses resultados colaboram para que outros estudantes percebam que é possível sonhar e concretizar planos. Os alunos ficaram surpresos e felizes por serem finalistas e estão engajados em dar o seu melhor para alcançar o prêmio”, declarou.

 

Outros projetos finalistas também foram apresentados durante o Demoday Sergipe 2021. São eles: “Retail Bolx”, da aluna Laysla Santos, do Colégio Estadual Juscelino Kubitschek, em Nossa Senhora do Socorro; “Recanto das Artes”, dos alunos Eduardo Santos da Silva, Josivânio dos Santos e Anderson de Sá Santos, do Colégio Estadual Nossa Senhora Santana, em Pacatuba; e os projetos “Ação PET” e “Mar Banhos Dog”, capitaneados pelos estudantes Victor Eduardo Fausto Cardoso, Wedja Raissa Felix dos Santos, Irlaris Elias Correia Santos, Anete Stephane Cardoso de Santana, Jamile Rodrigues de Nascimento, Marcelle Vitória Cardoso Nascimento e Jadson da Conceição Souza, do Centro de Excelência Arquibaldo Mendonça, em Indiaroba.

 

Demoday

 

O Demoday é a celebração final da jornada de empreendedorismo do Programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica Vivo (FTV) e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), tendo como parceiro executor o Instituto Paramitas. O dia de demonstração é o momento em que os grupos de jovens irão apresentar, por meio de um pitch de cinco minutos, o projeto e/ou negócio desenvolvido para uma banca de avaliação, que analisa as propostas com base em critérios pré-estabelecidos; reproduzindo a experiência de apresentação de empreendimentos para potenciais investidores. 

 

A diretora do Departamento de Educação da Seduc, professora Ana Lúcia Lima, destacou que trabalhar a educação empreendedora na escola é um dos eixos que a rede estadual vem fortalecendo por meio do Novo Ensino Médio, apoiada pela Fundação Telefônica Vivo. “Manter essa parceria é muito importante porque a gente pode vivenciar na escola uma grande diversidade de projetos e de ações voltados para a comunidade, para o entorno em que a escola está inserida, que, com certeza, respaldam nessa formação geral que a gente tanto precisa trabalhar para o desenvolvimento dos nossos alunos, tendo o protagonismo, a criticidade, a autonomia e o empreendedorismo social como um suporte para que eles tenham essas habilidades para a vida”. 

 

Falando sobre a importância da Educação Empreendedora, Líder de Projetos da Fundação Telefônica Vivo, Regina Calia, destacou que “por meio da metodologia criada pela FTV desde 2013, a gente aprendeu o serviço que o tema de empreendedorismo pode prestar para o desenvolvimento dos nossos jovens, o qual é muito mais que construir empresas ou produzir um produto e serviços. Empreendedorismo é você empreender sua vida, de você ser protagonista da sua existência, de enfrentar os desafios com resiliência e com perseverança; trata-se de você apoiar o desenvolvimento seu e dos demais, principalmente quando nós pensamos no impacto social positivo que um empreendimento pode causar no território e numa comunidade. E é isso que nós desejamos ao território de Sergipe, que continue brilhando em todas as áreas de desenvolvimento”. 

 

Outra parceira que contribuiu com o evento Demoday foi a presidente do Instituto Paramitas, Cláudia Stippe. “Este é um momento de celebração. É uma alegria fazer parte de tudo isso, ver esses grupos de alunos e professores, pois, apesar de todos o momentos que vivemos durante a pandemia, de distanciamento, bravamente ergueram as mangas e foram à luta, com destaque ainda para o envolvimento dos diretores, educadores e diretorias regionais de educação, que sempre apoiaram seus alunos. Quero dizer que esse evento não se encerra aqui. Nós criamos um site que tem todos os trabalhos para que sejam prestigiados. Será um espaço de registro, servindo como um currículo para todos que participaram deste projeto”, concluiu ela. Conheça os projetos acessando o site: www.demodaypgsergipe.org/

 

Prêmios

 

Além dos vencedores, todas as equipes finalistas do Demoday Sergipe 2021 serão premiadas com os seguintes prêmios:

 

Para todas as equipes:

-Vale-compras de comércio digital no valor de R$ 100,00;

-Kit Pense Grande (camiseta, bóton e moleskine para cada integrante do grupo);

-Declaração de participação como finalista do Demoday 2021.

 

Para a equipe vencedora

– Vale-compras de comércio digital de R$ 200,00;

-Kindle 10a. geração com iluminação embutida (Amazon) + 3 meses de assinatura gratuita ilimitada;

-Fire TV Stick Life – Aparelho que transforma a TV em digital;

-Fone de ouvido Bluetooth JBL Tune;

-Relógio Xiami Amazfit Bip U- A2017.

 

Para as orientadoras da equipe vencedora

-Vale-compras de comércio digital de R$ 200,00;

-Kindle 10a. geração com iluminação embutida (Amazon) + 3 meses de assinatura gratuita ilimitada;

-Fire TV Stick Life – Aparelho que transforma a TV em digital;

-Fone de ouvido Bluetooth JBL Tune;

-Relógio Xiaomi Amazfit Bip U- A2017;

-Voucher para viagem para os Cânions do Xingó com direito a um acompanhante.

 

Para a escola da equipe vencedora

-Caixa de som amplificada Xc-512 Polyvox Bluetooth USB 300w;

-Microfone sem fio Polyvox;

-Notebook Lenovo;

-Mesa Digitalizadora;

-Cinco livros sobre temas de empreendedorismo e metodologias ativas;

-Um quadro de premiação em acrílico para a escola e para a DRE.

Notícias Anteriores