Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc
A Coordenadoria Especial de Juventude, realizou nesta terça-feira, 22, uma reunião do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude do Governo de Sergipe, com o objetivo de mapear e identificar as políticas públicas que podem ser executadas para a juventude. Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Segurança, Tecnologia foram alguns dos temas apresentados para que juntos, convirjam numa pauta única em prol da juventude de Sergipe.
A reunião teve como pauta os temas: captação de serviços ofertados pelos membros do Comitê; participação no Conselho Estadual da Juventude; Plano Estadual da Juventude; Ações Intersetoriais de juventude (Programa Juventude Viva); e o Calendário de Atividades. De acordo com o coordenador da CEJUV, Eduardo de Oliveira, o momento é de discussão, principalmente nesse momento de pandemia, onde os jovens pertencem a um público que sofre com muitas contradições sociais, cuja necessidade de política pública se dá pela sua especificidade.
“Buscamos sempre a heterogeneidade dentro do governo quanto às políticas voltadas à contribuição da educação, qualidade de vida e inserção no mercado de trabalho. Nunca no Brasil vamos ter tantos jovens como nessa época, que é um fator populacional Então, esse é o momento de trabalhar com as políticas públicas e uma das prioridades do Governo de Sergipe, é por meio das ações da CEJUV”, enfatiza Eduardo Oliveira, coordenador Especial da Juventude.
O comitê foi criado em 2013 com a finalidade de discutir assuntos voltados para o público jovem, entre 15 e 29 anos, e traçar as políticas públicas que objetivam contribuir com o desenvolvimento da identidade e da autonomia dos jovens sergipanos.
Ele é composto por representantes das Secretarias de Estado Geral de Governo; do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade; da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho; da Educação, do Esporte e da Cultura; da Saúde; do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia; da Administração; da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca; do Turismo; da Justiça e de Defesa ao Consumidor; e da Segurança Pública.





