Por Avelar Matos
Fonte: ASCOM / SEED
O ensino da Língua Portuguesa e Matemática foi avaliado em 17 escolas públicas que oferecem o ensino médio integral
Por Avelar Mattos
Membros do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) apresentaram ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, os resultados da Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem Matemática e da Língua Portuguesa, realizada em 17 escolas da rede estadual de ensino que oferecem o ensino médio integral. São objetivos do diagnóstico identificar as habilidades em que os alunos apresentaram melhor desempenho e as que ainda apresentam fragilidades; apontar os conteúdos a serem inseridos no Plano de Ação e analisar sugestões de temas didáticos para o apoio à aprendizagem dos alunos.
A apresentação dos diagnósticos coube aos professores do IQE, Fátima Nascimento, Suedy Azevedo e Graça Brito, em encontro realizado nesta segunda-feira, 17, no Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed. Após a conclusão do diagnóstico, que aconteceu nos meses de maio e junho de 2017, os técnicos do Instituto Qualidade de Ensino, apresentaram o direcionamento pedagógico no sentido de oferecer oficinas de formação continuada para professor com os temas identificados pela avaliação.
Foram sugeridos também, orientação e acompanhamento para a retomada dos conteúdos em sala de aula utilizando metodologias diferenciadas; elaboração de um Plano de Ação e atividades para os alunos que favoreçam a aprendizagem; aplicação das sequências didáticas sugeridas.
"É importante a gente ter uma visão clara de como está o nosso aluno na chegada do ensino médio, qual o perfil que ele traz e qual o conhecimento que ele tem da língua portuguesa e da matemática. A partir desses resultados, a gente pode minimizar os problemas existentes e corrigi-los com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino", ressaltou a professora Fátima Nascimento.
Dificuldades
Segundo ela, as maiores dificuldades encontradas pelos alunos de matemática, por exemplo, são os conhecimentos de base em relação aos números e operações. "Com relação à Língua Portuguesa, detectamos que as maiores dificuldades são a compreensão da leitura, interpretação e a produção textual", disse Nascimento.
A coordenadora do Núcleo de Gestor das Escolas de Ensino Integral (NGETE/DED/Seed), Francis Alves, disse que a partir desse diagnóstico realizado pelos técnicos do IQE e do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE) será feita uma avalição pela Secretaria junto com todos os gestores, coordenadores e técnicos pedagógicos das escolas, que ofertam o ensino médio integral em Aracaju e no interior.
" É muito importante esse comprometimento de todos para que possamos melhorar cada vez mais o ensino que é ofertado nas escolas da rede estadual", disse.
Escolas envolvidas
O trabalho realizado pelo Instituto Qualidade no Ensino (IQE) atingiu 3.436 alunos de 17 escolas de Aracaju e do interior: Atheneu Sergipense, Dom Luciano, Centro de Excelência Professor José Carlos de Sousa, José Rolemberg leite, Ministro Marco Maciel, Senador José Alves, Santos Dumont, Vitória de Santa Maria, 28 de Janeiro, Manoel Messias Feitosa, Joana de Freitas Barbosa, Professor Hamilton Alves Rocha, Professor Nilson Socorro, Maria das Graças Moura, João de melo Prado, Professor Raimundo Mendonça e Marechal Pereira Lobo.
O resultado da Avaliação Diagnóstica de Aprendizagem Matemática e da Língua Portuguesa será analisado e discutido com os gestores da Seed, diretores e coordenadores pedagógicos das 17 escolas que ofertam o ensino médio integral nos dias 18, 19 e 20, a partir das 8h no Hotel Comfort Hotel Aracaju.
Além do secretário Jorge Carvalho, participaram da reunião com os integrantes do IQE, o superintendente Executivo da Seed, professor Everton Siqueira, a chefe de gabinete, Anne Alice e diretores dos departamentos da Seed – DEA, Inspeção Escolar, DED, Conselho Estadual de Educação, gestores das Diretorias Regionais de Educação, assessores e técnicos da Seed.





