Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc
As propostas de publicação deverão ser submetidas no período entre 10 de junho e 1º de julho. O Edital já está publicado.
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) lançou nesta sexta-feira, 11, o edital n°13/2022, e convida estudantes, professores ativos e aposentados, profissionais de gestão, bem como pesquisadores em geral envolvidos com as redes públicas estadual e municipais da Educação Básica sergipana a apresentarem propostas para publicações no formato de livro e de revista.
O edital faz parte do programa de incentivo à publicação de livros e revistas produzidos no âmbito das redes públicas estadual e municipais e tem o propósito de se tornar uma política continuada de publicação de trabalhos literários nos formatos de livro e de revista impressos e digitais produzidos pela comunidade escolar. As produções serão realizadas ao longo do primeiro semestre letivo, e as propostas podem ser submetidas no período entre 10 de junho e 1º de julho.
Segundo o coordenador do Núcleo Gestor do Programa Editorial da Seduc, Sidiney Menezes Gerônimo, a grande novidade deste ano é que, “por solicitação de professores e profissionais de gestão, nós incluímos na lista de profissionais de gestão o pessoal de apoio como os que atuam na segurança, limpeza, alimentação, para terem a possibilidade de publicar no campo da literatura”, explicou.
Estão sendo disponibilizadas sete coleções para os proponentes, as quais versam sobre o processo de alfabetização, letramento, valorização da produção científica, preservação da memória sergipana e educação inclusiva. Há três coleções destinadas especialmente a estudantes e professores, protagonistas da educação: A magia de escrever e desenhar´; Estudante escritor; e a Coleção Palavra de educador.
Os profissionais de gestão podem submeter os trabalhos na coleção Saberes em gestão educacional. Além disso, o programa editorial da Seduc também contemplará obras na coleção Paradidáticos sergipanos; A memória de Sergipe através de nossas histórias; bem como a Educação Inclusiva, por meio da autoria de trabalhos produzidos por estudantes com deficiência.
As propostas para publicação podem ser apresentadas por estudantes sob a orientação de professor orientador das redes estadual e municipais da educação pública sergipana; por professores na condição de autores de seus próprios trabalhos; por profissionais de gestão das secretarias estadual e municipais, bem como de suas respectivas unidades escolares, incluindo servidores de segurança, alimentação, limpeza e apoio; e por pesquisadores em geral, direta ou indiretamente envolvidos com as redes públicas estadual e municipais da educação básica sergipana, desde que atendam aos princípios gerais que constam no edital.
Acesse as informações no edital https://bit.ly/3hY1sBo

