Educação inclusiva é tema de capacitação da Rede Estadual de Ensino do Agreste Central Sergipano

Por Michele Becker
Fonte: Ascom/ Seduc

O evento teve como objetivos aprimorar os conhecimentos de ensino-aprendizagem e melhorar as habilidades sociais e a comunicação no ambiente escolar

 

Um momento de trocas de experiências cujo foco era a melhoria da comunicação e de habilidades para aprimorar os conhecimentos de ensino-aprendizagem junto aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), acolhidos pela rede estadual de ensino. Assim foi a manhã do último dia 4 de abril, quando ocorreu a capacitação de educação especial na escola, no auditório da Diretoria Regional de Educação do Agreste central Sergipano (DR3).

 

De acordo com o diretor da DR3, Gadston dos Santos, o evento foi realizado para atender uma demanda de coordenadores e professores que trabalham diretamente nas salas de recursos, bem como para os profissionais de Apoio Escolar I (que são os servidores que prestam atendimento aos alunos que necessitem de apoio no âmbito da alimentação, higiene, locomoção) e profissionais de Apoio Escolar II (que prestam atendimento aos alunos, nos Ensinos Fundamental e Médio, que não realizam atividades pedagógicas com independência, conforme as especificidades apresentadas pelo estudante, relacionadas à sua condição de funcionalidade e não à condição de deficiência).

 

A programação teve início com as palestras da fonoaudióloga Rafaela dos Santos e da psicopedagoga Luana Rezende. Na sequência, o aluno do Centro de Excelência Ermeliano Ribeiro, Daniel Nilson dos Santos, fez uma apresentação de canto e os participantes ainda puderam prestigiar uma Mostra de Livros das alunas Alice de Andrade da Conceição Sá e Maria vitória dos Santos, do Colégio Estadual Pedro Diniz Gonçalves. A manhã foi encerrada com uma palestra sobre Autismo, com Silene Lima e Fátima Calheiros da Coordenadoria de Educação Inclusiva. Durante a capacitação também foram apresentados os critérios que definem as adaptações curriculares, além de exemplificar como tais adaptações podem ser realizadas pelo corpo técnico da escola.

 

Atualmente, a DR3 dispõe de 15 Salas de Recursos Multifuncionais em funcionamento, que oferecem o Atendimento Educacional Especializado (AEE), por meio dos serviços prestados por 23 professores com formação na área da Educação Especial, 13 profissionais de Apoio Escolar I e 23 profissionais de Apoio Escolar II. Este atendimento contempla 293 estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem.

Notícias Anteriores