Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) inicia mais uma semana de conteúdo didático na tela da TV Aperipê (canal 6.1). No período de 21 a 25 de setembro, os estudantes da rede pública poderão acompanhar as vídeoaulas do programa Estude em Casa, com assuntos que contemplam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Das 9h às 11h40, o conteúdo é voltado para os estudantes do Ensino Fundamental maior, e das 16h às 18h, para o Ensino Médio.
O "Estude em Casa" é uma iniciativa resultado da parceria estabelecida entre o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) e da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), com o Governo do Estado do Amazonas, cuja finalidade é oferecer conteúdo didático aos estudantes dos ensinos Fundamental maior e Médio. Pode-se assistir às aulas tanto pelo portal Estude em Casa quanto pela TV Aperipê, canal 6.1, além de transmissão via site da emissora: http://aperipe.com.br/online.
O cronograma desta semana pode ser acessado por meio dos seguintes links:
Ensino Fundamental: https://drive.google.com/file/d/1xRBu2adolksJP9MAFx13oiHESTzNHqN0/view
Ensino Médio: https://drive.google.com/file/d/1_ULnmUSB2rLfCDYBe5m62-vQkv5u-Ox3/view
Material complementar
A Seduc reuniu no portal Estude em Casa (www.seduc-prod.seduc.se.gov.br/estudeemcasa) centenas de conteúdos didáticos, cuja finalidade é dar apoio aos estudantes durante a suspensão das aulas presenciais. O material disponibilizado é voltado para alunos, professores e pais e/ou responsáveis. O material complementar de apoio aos estudos abrange todas as etapas da educação básica, fundamentadas nas competências da BNCC.
No portal, o visitante pode encontrar ainda todo o material didático do programa Pré-Universitário da Seduc (Preuni). O estudante pode fazer download de todos os cadernos do programa, acessar os simulados online, além de baixar a tabela do Plano de Estudos, no qual o aluno pode organizar seus horários de estudo de acordo com as demandas semanais.
O projeto Aulaflix também faz parte do conjunto de ações do portal Estude em Casa. A iniciativa representa uma estratégia voltada para a oferta de suporte pedagógico aos professores por meio da disponibilização de materiais pedagógicos, videoaulas, planos de aula e atividades para os alunos, objetivando o aperfeiçoamento do seu trabalho educacional.
A plataforma "Explicaê" é a mais nova ferramenta de apoio aos estudos que se soma às ações da Seduc, por meio de parceria. De forma online e gratuita, o conteúdo didático será voltado para 75 mil estudantes matriculados no Ensino Médio da rede estadual. O material poderá ser acessado no site: http://seducse.explicae.com.br, ou no aplicativo para smartphone "Explicaê", disponível nos sistemas Android e IOS, com recursos que poderão ser utilizados no modo off-line.
