Por Lívia Lessa
Fonte: ASCOM / SEED
Professores e coordenadores do Programa Sergipe Alfabetiza Mais participam de capacitação que iniciou dia 1, em Nossa Senhora das Dores e finaliza dia 12, em Gararu.
Por Lívia Lessa
O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seed)/ Departamento de Educação (DED), através do Serviço de Educação de Jovens e Adultos (Seja), continua promovendo a formação para coordenadores e alfabetizadores do Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA) de todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs). Na manhã desta segunda-feira, 5, o encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Estância, região circunscrita à DRE 1.
A capacitação tem como objetivo promover a orientação pedagógica aos alfabetizadores e coordenadores quanto à elaboração de planejamento interdisciplinar e contextualizado a partir das oficinas e atividades que promovem a eficácia do ensino-aprendizagem dos estudantes.
De acordo com a chefe do Seja, Aldejane Moura, a Seed se preocupa em oferecer formação continuada para os profissionais que atuam na rede estadual de ensino. Ela destaca que até o momento foram realizados os encontros com os coordenadores de turma.
"A partir do momento que os técnicos do AMA vão apresentar metodologias e os próprios educadores aproveitam a oportunidade para trocarem experiências, permite diagnosticar as principais dificuldades destes alfabetizadores. Dessa maneira, é possível sanar os problemas e a tendência é que possamos realizar ainda mais formações para darmos continuidade ao trabalho e driblar as dificuldades que encontramos" salientou, ao informar que iniciativa promoverá uma maior aproximação com os professores que estão em sala de aula.
Capacitação
Para a coordenadora pedagógica do AMA, Givelda Araújo, durante as capacitações são desenvolvidas atividades e o planejamento com o propósito de promover a melhoria do desempenho do aluno em sala de aula. "Este é o terceiro encontro, já passamos nas DRE 4 e DRE 5, estamos passando nas regionais para levar conhecimentos aos alfabetizadores. A Seed busca ações e estratégias para reduzir os índices de analfabetismo no Estado e estamos alcançando este objetivo", salientou.
A professora do pré-assentamento José Eduardo, no Povoado Cabeça do Boi, em Estância, Maria Luzileide Conceição Amparo, elogiou a organização do evento. "É de extrema importância a realização de formações continuadas. A Seed oferece todo o suporte para melhorarmos a nossa atuação, pois enquanto participamos das capacitações também estamos aprendendo e aprimorando os nossos conhecimentos", disse.
Segundo o coordenador do AMA em Cristinápolis, Dernixon Gonçalves Lima, ações como esta possibilitam as trocas de experiências e informações. "A iniciativa é muito enriquecedora e esta parceria entre o Estado e municípios demonstram o compromisso com o cenário educacional. Os técnicos do programa oferecem todo o apoio e suporte necessários", frisou.
Na oportunidade, os técnicos do Programa deram os comunicados, logo em seguida iniciaram as palestras e entregaram panfletos. A atividade contou também com a realização de oficinas pedagógicas. Participaram desta formação aproximadamente 85 pessoas. São os coordenadores e alfabetizadores da DRE 1: Estância; Umbaúba; Cristinápolis; Tomar do Geru; Itabaianinha e Indiaroba, e da DRE 8: Itaporanga D´ Ajuda e São Cristóvão.
AMA
Em Sergipe, o AMA conta com conta 403 turmas com um professor atuando em cada sala de aula, 70 coordenadores e aproximadamente 4 mil alunos. Ao longo do Programa – que tem a duração de oito meses – realizamos capacitações mensalmente com os coordenadores e, a partir de agora, com o AMA itinerante, vamos trabalhar nas DREs também com os alfabetizadores" declarou Aldejane Moura.
Confira o local e as datas das próximas capacitações nas DRE´s:
|
Data |
Diretoria Regional de Educação (DRE) |
Local |
|
06/03 |
DRE 03 |
Auditório da DRE 03, em Itabaiana |
|
07/03 |
DRE 02 |
Colégio Estadual Prof. Aberlado Romero Dantas |
|
08/03 |
DRE 09 |
Auditório da DRE 09, em Nossa Senhora da Glória |
|
09/03 |
DRE 06 |
CAIC de Propriá |
|
12/03 |
DRE 07 |
Auditório da DRE 07, em Gararu |








