III Feira de Ciências Monte-Alegrense reúne 35 projetos de iniciação científica

Por Silvio Oliveira
Fonte: Ascom/ Seduc

A Fecimag é tradição na cidade e tem o apoio da Seduc e da Fapitec

Alunos de escolas públicas estadual e municipal de Monte Alegre de Sergipe estiveram reunidos nesta terça-feira, 28, na quadra de esportes do Centro de Excelência 28 de Janeiro, em torno da III Feira de Ciências Monte-Alegrense (Fecimag). Foram apresentados 35 projetos de iniciação científica oriundos de cinco escolas: Centro de Excelência 28 de Janeiro, Centro Educacional Almeida Santos, Colégio Estadual José Inácio de Farias, Escola Municipal Manoel Pereira de Barros e Escola Municipal Dr. Rollemberg Leite.

Para participar da feira, os projetos foram contemplados em três modalidades: Ensino Fundamental do 5º ao 9º ano, com a apresentação de 20 projetos; a modalidade Ensino Médio na área de Linguagens e Humanas, com a inscrição e apresentação de oito projetos; e a terceira modalidade compreendeu o Ensino Médio na área de Matemática e Natureza com apresentação de sete projetos.

O professor do Centro de Excelência 28 de Janeiro, Carlos Alexandre, explica que a feira é realizada por meio do edital de fomento a eventos científicos, ofertado pela Fapitec/Seduc, com apoio da Prefeitura Municipal de Monte Alegre de Sergipe e do Sebrae. A Fecimag também é chancelada pela Feira Territorial de Ciências do Alto Sertão Sergipano organizada pelos professores Danilo e Maycon, da UFS –  Campus Nossa Senhora da Glória.

Como forma de incentivar ainda mais o intercâmbio de conhecimento, os primeiros colocados da Fecimag foram credenciados a participar da Feira de Conhecimento e Arte (Feconart), realizada no Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, coordenada pela professora da instituição de ensino, Lark Soany.

“Inserir crianças e jovens no universo científico desde cedo é de suma importância para que o amanhã seja mais frutífero e rico de saberes”, afirma o professor Carlos Alexandre.

O professor de Linguagens, Lucas Henrique do Nascimento, participou da feira com seis projetos e classificou esses tipos de eventos como essenciais no desenvolvimento da iniciação científica, pois “proporcionam um ambiente onde os alunos podem aplicar o que aprenderam em sala de aula, explorar sua criatividade e desenvolver habilidades de pesquisa e apresentação”.

Lucas Henrique ainda lembrou que é por meio das feiras de ciências que os alunos despertam o interesse pelas ciências, pela investigação, além de serem  preparados para futuros desafios acadêmicos e profissionais.

Vencedores

MODALIDADE A – ENSINO FUNDAMENTAL DO 5º AO 9º ANO
1º Lugar – GRAMABRICANDO – Colégio Estadual José Inácio de Farias
2º Gamificação na história, explorando o imaginário medieval – Escola Municipal Manoel Pereira de Barros.
2º ReciAções: ações sustentáveis – Centro Educacional Almeida Santos.
Como houve empate no segundo lugar, os dois foram premiados com o mesmo valor e não houve premiação para o terceiro.
MODALIDADE B – ENSINO MÉDIO ÁREA DE LINGUAGENS E HUMANAS
1º Cultivando o Futuro
1º João Valentim: o lobisomem do sertão sergipano
2º Saúde mental importa: Ideias inovadoras, neurociência, tecnologia (inteligência artificial). Criação do aplicativo Ansiconnect fase 1.
Como houve empate no primeiro lugar, os dois foram premiados com o mesmo valor e não houve premiação para o terceiro.
MODALIDADE C – ENSINO MÉDIO ÁREA DE MATEMÁTICA E NATUREZA
1º GCS – Gerador Circular Sustentável
1º Sertão Dermocosméticos: Análise da eficácia dos extratos de mandacaru e umbuzeiro na produção de um gel fotoprotetor-fase 1
2º Sabão em Pó Ecológico.
Como houve empate no primeiro lugar, os dois foram premiados com o mesmo valor e não houve premiação para o terceiro. 

Notícias Anteriores