Inscrições abertas para 15ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

Por Ascom/ Seduc
Fonte: Ascom/ Seduc

 

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura informa que a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu as inscrições para a 15ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto voltado para estudantes e professores de escolas públicas e particulares de todo o país. O prazo para se inscrever segue até 27 de abril. Interessados também podem aproveitar o período de inscrição com desconto até 12 de março. 

 

Para participar, os interessados devem formar equipes com um professor de História e três alunos que podem estar no ensino Fundamental (8º e 9º anos) e/ou Médio.

 

A 15ª edição terá início no dia 8 de maio e segue até 17 de junho. Ao todo, serão realizadas seis fases online com questões de múltipla escolha e realização de tarefas. A previsão é que a final seja realizada de forma presencial, na Unicamp, em Campinas (SP), nos dias 20 e 21 de agosto. Devido à pandemia, nas duas últimas edições, em 2020 e 2021, a final ocorreu de forma online. 

 

A cada edição, nossos alunos alcançam melhores resultados. E a intenção da Seduc, para a 15ª ONHB, é aumentar consideravelmente o número de participantes”, comenta Jorge Monteiro, técnico da Seduc.

 

Como funciona a Olimpíada de História

 

As seis fases online têm duração de uma semana cada. As respostas às questões de múltipla escolha e realização de tarefas podem ser elaboradas pelos participantes com base em debate com os colegas, pesquisa em livros, internet, orientação do professor, além de uma gama de documentos e referências oferecidas na prova.

 

Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo, atualidades etc. 

 

“A ONHB é uma importante ferramenta de ensino de História do Brasil e estimula a análise crítica dos estudantes. Também contribui para a preparação de alunos para vestibulares, concursos e exames, como o ENEM”, acrescenta Cristina Meneguello, coordenadora da ONHB e professora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH).

 

A competição também faz parte do edital ‘Vagas Olímpicas’ da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da Unicamp, sem passar pelo vestibular.

 

A ONHB é realizada com apoio do Departamento de História da Unicamp e conta com a participação de docentes universitários, alunos de graduação, mestrandos e doutorandos.

 

Mais informações em: www.olimpiadadehistoria.com.br/paginas/onhb14/home

 

Notícias Anteriores