Por Avelar Matos
Fonte: ASCOM / SEED
Por Avelar Mattos
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), abriu oficialmente os XXXIV Jogos da Primavera 2017. A solenidade de abertura, presidida pelo superintendente Executivo da Seed, professor Everton Siqueira, que representou o governador Jackson Barreto e o secretário Jorge Carvalho, aconteceu na última sexta-feira, 28, às 15h30, no Espaço Cultural Gonzagão, em Aracaju.
Mesmo não estando presente a solenidade, por estar na cidade do Recife, em Pernambuco, participando de Audiência Pública sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o secretário Jorge Carvalho gravou mensagem desejando uma feliz competição a todos os atletas das escolas estaduais, municipais e da rede privada.
"Eu não estou presente fisicamente, mas espiritualmente, sim, e muito feliz. Mando energias positivas para todos vocês. Tenho certeza que teremos uma competição esportiva no mais alto nível", disse Carvalho.
O superintendente Executivo da Seed, professor Everton Siqueira, também desejou uma feliz competição para os alunos da rede estadual. "Em nome do governador Jackson Barreto e do secretário Jorge Carvalho, parabenizo todos vocês. Quero ressaltar o belo trabalho do Departamento de Educação Física da Secretaria pela organização do evento, que irá revelar novos talentos em várias modalidade esportivas", disse Siqueira.
Apresentações
Em seguida, o Superintendente Executivo da Seed declarou a abertura oficial dos XXIV Jogos da Primavera 2017. Após a exibição do vídeo, produzido pela Ascom da Seed, aconteceram três apresentações: a primeira de alunos do judô do Colégio Estadual Genaro Dantas Silva, do município de Pinhão; de alunas do Centro de Esportes da Seed de ginástica rítmica e de atletas que fazem parte da seleção brasileira de ginástica rítmica de conjunto adulto.
Logo em seguida, ocorreu o desfile de representantes de todos os colégios que irão participar dos XXXIV Jogos da Primavera. Seguindo o protocolo da solenidade, logo após, alunos da rede estadual, escoltados por integrantes da Federação dos Bandeirantes do Brasil, núcleo Aracaju, e acompanhados pela banda do Colégio Ivo do Prado, entraram no Centro Cultural Gonzagão com as bandeiras do Brasil, de Sergipe e de Aracaju.
Tocha Olímpica
Coube ao atleta de xadrez, Gabriel Silva, do colégio Professor Barreto Fontes, realizar o Juramento do Atleta. Já os atletas Cauã Carvalho, Taylane Letícia e o paraatleta João Pedro Santos, do Colégio Rodrigues Dória, entraram na quadra com a tocha olímpica, mas ficou sob a responsabilidade do atleta de Judô, Marcelo Santos, de acender a tocha olímpica dos Jogos da Primavera 2017.
"Desejo que todos vocês aproveitam ao máximo essa competição esportiva. Não é apenas para competir, mas principalmente para socializar e integrar. Esse espírito de raça e de luta que irão adquirir nas competições, espero que possam levar para a vida de cada um de vocês, enfim, desejo uma excelente jornada para todos", disse a professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Seed e presidente da Comissão Organizadora dos Jogos.
Competições
O início das competições aconteceu no sábado, dia 29, com as categorias infantil ( 10 a 11 anos) e categoria A (12 a 14 anos), das modalidade de Atletismo e Natação, nas dependências da Universidade Tiradentes. Ocorreram também jogos de Basquete nos ginásios dos Colégios Amadeus e Instituto Dom Fernando Gomes (IDFG).
A novidade desta edição dos Jogos da Primavera é a inserção da categoria infantil ( 10 e 11 anos) nas modalidades de Badminton, Natação, Atletismo, Ginástica Rítmica e Ginástica Artística.
Modalidades e presenças
Este ano, os atletas que irão participar dos Jogos da Primavera irão disputar competições nas seguintes modalidades: Natação, Atletismo, Natação, Badminton, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Judô, Luta Olímpica, Basquete, Voleibol, Xadrez, handebol, Ciclismo, Tênis de Mesa e Futsal.
Além das presenças de alunos, professores, equipe diretiva, pais de alunos e a comunidade em geral, a solenidade de abertura dos XXXIV Jogos da Primavera foi prestigiada pela professora Eliane Borges, diretora da DEA; professor Lúcia Góis, presidente do Conselho de Justiça e Disciplina Desportiva Estudantil (Conjud); Gilson Dórias, diretor de esportes da Secretaria de Turismo e do Desporto; do professor Durval Américo, presidente da Federação Sergipana de Judô; dos deputados estaduais Gustinho Ribeiro e o capitão Samuel; diretores de departamentos, assessores e servidores da Seed.
Leia também
Secretário destaca o papel do esporte na formação do cidadão
Alunos do judô do Centro de Esportes do General Siqueira se preparam para os Jogos da Primavera
Rede Estadual é uma "fábrica" de produzir novos talentos para o atletismo



































