Jovens Embaixadores: secretário Josué Modesto recebe alunas que viajarão para os EUA

Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc

O secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira, 27, as duas alunas sergipanas que foram selecionadas para o Jovens Embaixadores, programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos da América destinado a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. A iniciativa é patrocinada pela Embaixada dos Estados Unidos. Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) é a instituição parceira do programa, e tradicionalmente tem direito a uma vaga. Mas nesta edição, excepcionalmente, a Embaixada dos Estados Unidos selecionou as duas alunas que obtiveram maiores notas e que melhor atendiam ao perfil do programa. Clarisse Liz Rosa Borges, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju), e Maria Nicolle Souza, do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz (Moita Bonita).

 

O encontro no gabinete contou com a presença do superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana; da diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos; da coordenadora estadual do programa, professora Célia Gil; e das mães das alunas. O secretário Josué Modesto mostrou-se bastante interessado nos projetos das duas alunas, que também serviram de critério para a seleção. “A gente parabeniza vocês por essa conquista. Nós ficamos muito felizes em ver que os nossos estudantes estão indo além das fronteiras do país”, disse. Ainda na esteira do incentivo aos alunos da rede estadual, o secretário Josué Modesto lembrou que uma das metas da Seduc é fazer com que todos os alunos de escolas de ensino médio em tempo integral passem a ter fluência na língua inglesa.

 

O superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, também parabenizou as aulas e pediu que elas compartilhem as suas experiências com a comunidade estudantil ao retornarem. “Vocês têm um potencial muito grande e que precisam explorar cada vez mais, basta terem foco e dedicação. A gente espera que vocês contagiem, divulguem e compartilhem ao máximo tudo o que irão vivenciar nesse intercâmbio”, declarou.

 

Ambas as alunas deram entrada para retirar o passaporte nesta quarta-feira, 27, e já estão contando os dias para a grande viagem, que acontecerá no período de 27 de junho a 19 de julho. Antes de embarcar, elas passarão três dias em São Paulo (SP), onde irão receber as instruções para o intercâmbio. A jovem Clarisse Liz Rosa Borges, de 17 anos, estuda no 2º ano do Ensino Médio no Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju. Ela contou ao secretário que a sensação de ter sido selecionada é gratificante. “É uma prova de que todo o meu esforço deu certo. O processo de seleção foi árduo, mas foi bom porque eu descobri coisas sobre mim mesma, já que algumas perguntas eram pessoais. Eu me sinto como sendo um incentivo para outros alunos, mostrando que podemos correr atrás dos nossos sonhos. Minhas expectativas com esse intercâmbio são várias, como conseguir novas oportunidades e aprimorar o meu currículo”, afirmou.

 

Já Maria Nicolle Souza, de 17 anos, estuda no 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz, em Moita Bonita. Ela também falou sobre os seus projetos e suas expectativas para a viagem. Nicolle revelou estar muito feliz em representar uma das poucas escolas públicas do seu município. “Estou muito ansiosa. Com essa experiência, quero poder levar um pouco da minha cultura, expressar as minhas ideias e aprender a pensar fora da caixa”, disse.

Notícias Anteriores