Anúncio das fases da matrícula 2023 foi feito em coletiva no Centro de Excelência Leandro Maciel
“A matrícula das 320 escolas da Rede Estadual de Ensino inicia na próxima segunda-feira, 23, de forma online, democrática, inclusiva e acessível.” Foi com essas palavras que o governador Fábio Mitidieri, acompanhando do vice-governador e secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, divulgou o calendário de matrícula para o ano letivo 2023, em coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira, 19, no Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju.
A matrícula da Rede Estadual será feita de forma online através do Portal da Matrícula (matriculaonline.seduc.se.gov.br) e compreende três momentos: primeira fase, renovação automática dos alunos matriculados da Rede Estadual que será de 23 a 27 de janeiro; segunda fase, transferência interna entre escolas no período de 30 de janeiro a 3 de fevereiro; terceira fase, de 6 a 10 de fevereiro, para alunos que querem ingressar na Rede.
São 208.181 vagas distribuídas em todos os níveis, etapas, anos/séries e modalidades, nas 320 escolas da Rede Estadual, nos 75 municípios sergipanos. O Portal da Matrícula continuará aberto enquanto houver vagas disponíveis.
"A educação é a maior de todas as missões. Por isso, a educação dos nossos jovens, do nosso povo é compromisso nosso, pois a sociedade se desenvolve quando promovemos uma educação de qualidade. Estive recentemente no Congresso e o vice-presidente Geraldo Alckmin disse uma frase que eu guardei. Ele dizia: ‘O futuro começa agora. E ele se chama juventude’. E que seja assim no nosso governo. Conte comigo”, afirmou.
O secretário Zezinho Sobral explicou a importância para que as famílias, estudantes e toda comunidade escolar fiquem atentos às fases da matrícula, mostrou que o acesso online é feito de forma democrática, destacou que a tecnologia é uma grande aliada no processo e reforçou que as escolas estão preparadas para iniciar o ano letivo. “A escola pública de Sergipe tem qualidade e está preparada. Toda Rede Estadual tem qualidade nas salas de aula, na recepção, nos equipamentos para a nossa juventude, professores preparados e qualificados, cursos técnicos, orientação pedagógica, calendário e estrutura bem montada para receber a todos. É um grande orgulho”, avaliou.
Tatiane Alves Freire, mãe do aluno do 2º ano do Ensino Médio, Rodrigo Freire Moura, e representante na coletiva de todas as mães, contou que matriculou o filho no início de 2022 com receio por ele nunca ter estudado em uma escola em tempo integral. “Encontrei acolhimento, inclusão, pessoas preparadas e um diferencial: a equipe diretiva. Quem quiser trazer seus filhos para a Rede Estadual traga, o pedagógico é supera todas as expectativas”, disse.
Acesso à matricula
Jonielly Cruz, diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliações Educacionais da Seduc, explica que, caso o usuário tenha dificuldade para acessar o Portal da Matrícula e não tiver meios tecnológicos, as escolas da Rede Pública Estadual disponibilizarão à comunidade os seus laboratórios de informática, servidores e outros equipamentos, em seus horários de funcionamento.
“A Seduc também colocará à disposição o telefone 0800 285 5321 e o atendimento online disponível no portal da matrícula, para tirar as dúvidas em tempo real, no horário das 8h às 22h, de segunda a sexta-feira. Todas as fases são importantes e estamos à disposição para tirar todas as dúvidas”, reforçou.
Documentação
A efetivação da matrícula dos egressos e candidatos à Rede se dará com a entrega da documentação na instituição de ensino, o que deverá acontecer até o primeiro dia de aula, programado para ocorrer no dia 23 de fevereiro.
A documentação exigida é: comprovante de matrícula online, original ou fotocópia de certidão de nascimento, documento de identidade, CPF, número de Inscrição Social (NIS), quando houver; guia de transferência ou declaração, comprovante de residência, quando houver; termo de responsabilidade; termo de autorização de uso de imagem (será disponibilizado pela escola no ato da efetivação da matrícula); relatório médico e avaliação biopsicossocial para estudantes da Educação Especial, quando possível; termo de autorização do uso de dados cadastrais (será disponibilizado pela escola no ato da efetivação da matrícula); cartão de vacinação para crianças de até seis anos de idade e duas fotografias 3x4.
Jonielly Cruz orienta que no, ato da matrícula, os alunos devem colocar o CPF. “A orientação para as escolas é que façam a coleta do CPF, principalmente dos alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos para Ensino Médio (EJAEM). Isso é muito importante para os alunos na participação do ENEM, em chamadas públicas e no cruzamento de dados”, disse.
Visita à escola
Ao chegarem no Centro de Excelência Leandro Maciel, o chefe do Executivo de Sergipe, Fábio Mitidieri, e o secretário, Zezinho Sobral, foram recebidos pelos Jovens Protagonistas do Ensino Médio em Tempo Integral e, junto a diretora Carla Surama, coordenadores e secretários da escola, além de técnicos da Seduc, visitaram as salas de aulas, o refeitório, os laboratórios, as salas de estudos da Natureza e biblioteca.
Ao todo o Centro de Excelência Leandro Maciel possui 466 alunos matriculados é uma das primeiras escolas de Sergipe a disponibilizar o 9º ano do Ensino Fundamental em Tempo Integral. “Essa escola é do ensino em tempo integral, das 72 que já existem e que outras virão na sequência. Estrutura muito linda e o sentimento de pertencimento dos alunos nos encanta”, destacou Zezinho Sobral.
Participaram também da coletiva o superintendente da Educação, Edson Costa; o secretário executivo da pasta, Marcel Rezende; a diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães, a aluna Luma Kamilly de Carvalho, no ato representando todos os alunos da rede estadual, além de diretores e técnicos da Seduc.