Além de embelezar os muros da escola, manifestação artística destaca os pontos turísticos e o patrimônio cultural de Nossa Senhora das Dores
Valorizar a história e o patrimônio cultural de Nossa Senhora das Dores, além de despertar nos estudantes um sentimento de pertencimento no ambiente escolar. Foi com este intuito que a direção do Colégio Estadual General Calazans incentivou, no início de maio, a realização de uma manifestação artística inusitada: a pintura realista de um mural. A iniciativa agradou tanto a comunidade estudantil quanto a comunidade em geral.
“Além de embelezar os muros da nossa escola, nossa intenção principal foi valorizar a história, a religiosidade e riqueza cultural dorense. Por isso, chamamos um artista local para criar um mural que destacasse os pontos turísticos e o patrimônio cultural da cidade”, afirma a diretora Maria Claudia Damasceno Santana Santos.
Segundo José Antônio Leite de Souza, mais conhecido na localidade como Zezinho, o processo de criação do mural partiu de conversas entre a diretora e ele. “Ela falou da sua intenção de valorizar nossa cultura, e eu apresentei algumas fotos de pontos turísticos e de manifestações culturais importantes da nossa cidade. Depois de definido o que seria retratado no muro, eu utilizei a técnica de pintura realista para dar vida ao projeto idealizado”, comenta o artista, que levou duas semanas para concluir a obra de arte.
Para a estudante da 2ª série do ensino médio, Evilyn Azevedo de Santana, “as pinturas do muro, além de deixá-lo bem esteticamente, apresenta uns símbolos, formas e cores que representam a história e as tradições da cidade de forma bem legal e artística, reforçando a cultura e a beleza da cidade e da escola”.
Por fim, a gestora explica que o mural será trabalhado pedagogicamente com os alunos no mês de junho, durante a realização do projeto ‘Sergipe é o país do forró’, que tem como um dos temas a cultura local.