voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)



‘Saúde mental nas escolas’ foi tema de palestra para alunos do Colégio Estadual Armindo Guaraná

Por Michele Becker
- 15/09/2023 16:55:00
332 acessos imprimir

Atividade pedagógica alusiva ao ‘Setembro Amarelo’ integra calendário de palestras na comunidade escolar de São Cristóvão e conta com apoio do Programa Acolher

 

Os alunos do Colégio Estadual Armindo Guaraná, de São Cristóvão, participaram na quinta-feira, 14, de uma atividade pedagógica alusiva ao ‘Setembro Amarelo’. Trata-se de uma palestra sobre “Saúde mental nas escolas”, proferida pela psicóloga Mônica Nunes e acompanhada de perto pela equipe psicossocial do Programa Acolher, lotada na Diretoria Regional de Educação da Grande Aracaju (DRE 8).  

 

Para a psicóloga e palestrante convidada, Mônica Nunes, o tema da saúde mental no ambiente escolar é urgente e que vem sendo cobrado por toda a sociedade, sobretudo, no pós-pandemia. “Hoje, a gente trouxe um pouco dessa abordagem, com reflexões sobre as vivências no ambiente escolar. Um tema que apesar de ser bastante explorado nos dias atuais, muitos alunos não conhecem ou não se sentem à vontade para discutir com colegas, professores e familiares. Enquanto profissional, a gente precisa dessa rede de apoio com os professores, os diretores de escolas, os familiares e com os próprios alunos para obtermos êxito”, elucida a profissional.

 

A residente pedagógica e estudante de Biologia da Universidade Federal de Sergipe, Ester Evelyn dos Santos Silva, comenta que a escolha do tema para ser discutido neste mês de setembro partiu, em certa medida, de um desejo dos alunos. “Eu estou realizando a minha residência pedagógica com os alunos do oitavo ano do ensino fundamental e nas conversas em sala de aula eles pediram por mais informações sobre o tema de saúde mental. Então, eu conversei com o professor Eduardo e decidimos seguir em frente com o tema. Acredito que fomos exitosos nessa atividade pedagógica e já estamos preparando outros eventos semelhantes”, destacou a residente pedagógica.

 

Na avaliação dos alunos Olga Santos Oliveira e Guilherme Eduardo Santos, atividades deste tipo deveriam ser mais constantes na escola. “Eu achei muito bom porque eu nunca tinha assistido uma palestra assim. Eu penso que deveríamos ter mais momentos deste tipo na escola”, diz Olga. “Essa palestra vai ajudar várias pessoas a procurar um profissional para buscar tratamento. Aqui na escola tem muita gente que numa hora está rindo e na outra chorando, então palestras deste tipo vai ajudar a nós mesmos entendermos o que estamos sentindo”, expressa o jovem estudante.

 

Calendário de palestras educativas

 

O professor de Ciências e Biologia e coordenador do evento, Eduardo Luís Silva Vieira, explica que a escola tem aderido a um calendário mensal de eventos, onde temas considerados relevantes junto à comunidade escolar são apresentados aos estudantes em formato de palestras, cursos e práticas educativas. No mês de agosto, por exemplo, o Colégio Estadual Armindo Guaraná foi palco de uma palestra sobre primeiros socorros. Já no mês de outubro, as alunas e suas mães serão convidadas a participarem de uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama, em alusão ao ‘Outubro Rosa’.

 

“Em alusão ao ‘Setembro Amarelo’ trouxemos, neste mês, um debate sobre saúde mental, cujo os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre comportamentos autolesivos, depressão e até mesmo suicídio entre jovens. Nosso objetivo é mostrar para os estudantes o quanto é importante falar e buscar ajuda sempre que necessário. Queremos deixar claro que nós, professores, estamos na escola de braços abertos para acolhê-los, nós queremos ouvi-los e temos canais para isso”, enfatiza. O professor Biologia, ainda complementa: “como setembro também sinaliza o início da primavera e o desabrochar das flores, queremos que nossos alunos, assim como um girassol, busquem a luz para encontrarem o melhor caminho e crescerem fortes e vivos ”, finaliza.  

 

Programa Acolher

 

Para a psicóloga do Programa Acolher da DRE 8, Silvia Rocha, o tema ‘saúde mental’ ainda é muito negligenciado na sociedade, sobretudo porque muitas pessoas têm preconceito ao buscar ajuda profissional, mas é um problema presente na sociedade e no ambiente escolar. “A palestra é uma forma de dialogar com esses jovens e agregar conhecimento na sua formação. Pretendemos, enquanto profissionais do programa Acolher, criar ações voltadas à saúde mental, não somente durante o mês de setembro onde há uma campanha forte e reconhecida pela opinião pública pela prevenção ao suicídio, mas, também pensar nessa temática ao longo de todo o ano, ampliando a rede de apoio e estreitando os laços de afeto na comunidade escolar”, realça.

 

A assistente social do programa Acolher da DRE 8, Yasmin Tavares, acrescenta que o trabalho psicossocial da equipe do programa Acolher será realizado em conjunto. “Realizaremos rodas de conversas e palestras, mas também vamos observar o comportamento dos alunos e do corpo escolar, analisando e trabalhando a escola como um todo, pois a escola não é formada apenas por alunos, mas também pela parte diretiva, por professores e demais servidores. Para que este ambiente escolar seja um ambiente saudável é fundamental que todos se sintam acolhidos e se crie um vínculo escolar saudável. Este é o nosso proposito”, conclui.