voltar

Pesquise sobre nossas escolas, notícias, portais e páginas.
(apague o campo para eliminar a pesquisa.)



Seduc leva serviços a 11a. edição do ´Sergipe é Aqui´

Por Silvio Oliveira
- 15/09/2023 16:58:00
324 acessos imprimir

Dois pontos foram montados para que a população regularizasse a vida escolar, tanto do aluno, quanto do professor, além de exposições, oficinas de pintura e contação de história

A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc) levou para a 11a. edição do programa 'Sergipe é Aqui', realizado nesta sexta-feira, 15, em Santo Amaro das Brotas, uma gama de ações para facilitar a vida escolar do aluno e do professor e da população.

Foram montados dois polos de serviços. No Colégio Estadual Esperidião Monteiro, as atividades mais procuradas foram a oficina de pintura em tecido com Cláudia  Nēn, a contação de história e exposição da vida do santo-amarense, Clovis Bonfim, todas elas realizadas por técnicos da Biblioteca Epiphanio Dória.

A biblioteca pública aproveitou a oportunidade para lançar o mascote, Ephifaninho, um livro gigante que irá percorrer os eventos itinerantes da instituição.

A santoamarense Claudiene Ferreira levou o sobrinho, Kaick Emanuel, à oficina de pintura e disse que acha importante atividades como essa, porque desperta hábitos saudáveis e dons que por vezes são esquecidos. "Abre a mente das crianças para coisas boas", avaliou, ao aguardar o sobrinho lendo histórias em quadrinhos.

Também foi disponibilizada à população emissão de certificação, atestado de veracidade e regularização de vida escolar, além de guias de transferência. Uma outra atividade bastante procurada em outras edições e que também fez parte da programação foi a requisição de certificação de Exames Supletivos e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Para além da regularização documental, os interessados também puderam tirar dúvidas sobre processos já em trâmite na rede pública estadual de ensino.

No outro polo, a exposição “Apes: 100 anos de Memória, História e Cultura” foi bastante procurada pelos presentes, protagonizada pelo Arquivo Público de Sergipe. No estande, estiveram presentes técnicos da estratégia Busca Ativa Escolar.

Visita às escolas

Antes de percorrer os estandes de serviços, o secretário de estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, visitou o projeto de ciclismo do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Rosário do Catete. A unidade escolar é referência  em formar alunos atletas campeões na modalidade, além do atletismo e do basquete.

Ele também visitou a Escola Municipal  Ernesto Muniz Garcia e o Centro Estadual Professora Maria Conceição, única unidade escolar do Estado em Graccho Cardoso, contando com 160 alunos  matriculados das 1as. a 3as. séries  do Ensino Médio Integral.

Dentre as atividades do Centro de Excelência, o diretor Marcos Medeiros mostrou a horta comunitária da escola, onde parte do colhido, entre hortifrútis, completa a merenda escolar. "É  muito importante que o secretário conheça. Motiva e faz com que a comunidade se sinta abraçada", destacou.

O secretário Zezinho Sobral afirmou que percorrer as unidades escolares faz parte do trabalho da gestão. "O gabinete da educação é a escola e é nela que temos a obrigação de estar presente. É essencial estar nas comunidades escolares, conhecer projetos que podem ser fortalecidos, ouvir alunos e professores, verificar estruturas, estar perto das equipes gestoras e atestar também  o que pode ser aprimorado para o ensino avançar", finalizou o gestor.