Projeto "Noite Poética: Nossos Versos..." despertou a paixão pela poesia em estudantes do ensino fundamental em noite de mais de 60 apresentações artísticas
Na busca constante por estimular a criatividade, imaginação e sensibilidade dos estudantes do ensino fundamental, a Escola Estadual José de Alencar Cardoso, localizada no Bugio, em Aracaju, destaca-se por seu projeto didático inovador: "Noite Poética: Nossos Versos...". O projeto vem acontecendo desde o início do ano letivo e é fruto da pesquisa de mestrado em Letras do professor de língua portuguesa Adilson Oliveira Almeida, cursado na Universidade Federal de Sergipe, e teve como objetivo principal despertar nos alunos o gosto pela poesia e a compreensão de como a lírica e a arte poética podem enriquecer suas vidas.
Em suas duas edições anteriores, realizadas em 2018 e 2019, o projeto "Noite Poética" conquistou a atenção dos estudantes dos 6º e 9º anos do ensino fundamental do turno matutino. Durante o primeiro semestre letivo, os alunos foram incentivados a mergulhar no universo da poesia por meio da leitura e vivência de poemas, além de músicas com teor poético.
Mais do que isso, os estudantes foram desafiados a produzir seus próprios textos em versos, transformando suas emoções, experiências e reflexões em poesia. Além disso, o projeto visa aguçar a visão de mundo, criatividade, imaginação e os sensos crítico e estético dos alunos, para levá-los a alcançar um melhor nível de sensibilização e humanização. A noite foi repleta de declamações, distribuídas em quatro blocos dedicados exclusivamente à apresentação de poemas, com um total de 66 trabalhos recitados.
O projeto não demonstrou apenas a facilidade pela escrita dos participantes. Os alunos também demonstraram seus talentos com atrações musicais e teatrais durante a transição entre os blocos de recitação dos textos poéticos. Ademais, o evento contou com a minipalestra proferida pelo orientador de mestrado do professor Adilson, o professor e poeta doutor Alexandre de Melo Andrade, que relatou sobre a lírica, arte poética, importância da leitura, vivência e ensino da poesia na escola e o valor dessa arte na sociedade.
O resultado desse esforço coletivo dos estudantes é compilado na coletânea "Inquietude em Versos 3". A coletânea foi submetida à editora da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), com o intuito de ser publicada em formato físico e digital. De acordo com o idealizador e coordenador geral do projeto, Adilson Oliveira Almeida, essa iniciativa busca dar voz aos jovens talentos da escola pública, o qual considera imprescindível o trabalho com a poesia nas escolas.
“A poesia, como a literatura em geral, tem o poder de sensibilizar, de humanizar o homem. Ela faz com que a gente pense sobre o mundo, aumentando nosso senso crítico e de criação. É necessário que esses alunos experimentem e vivam a poesia na sala de aula. A poesia faz com que os estudantes mergulhem nesse universo maravilhoso da criação. Todos nós somos poetas por natureza. A poesia está em tudo que podemos imaginar”, destacou o professor Adilson.
A aluna Hadassa Silva, do 6º ano B, revelou que estava nervosa com a ideia de falar em público, mas logo perdeu a vergonha por conta da ajuda dos amigos. “Tudo estava perfeito. O melhor de tudo mesmo foram as pessoas que estavam assistindo, aplaudindo para mim. Isso provavelmente deixou muitas outras pessoas felizes. Diferente do começo, eu me senti confortável e feliz naquele ambiente. Não sentia mais medo nem nervosismo, e claro, digo muito obrigada aos meus amigos que me ajudaram a vencer esse medo”, disse Hadassa.
Já o estudante Diogo Sales, do 9º B, relatou que a energia do evento estava contagiante e que a diversão rolou solta durante o percurso da noite. “Foi uma noite memorável, repleta de risadas, música boa e momentos inesquecíveis. A festa foi um verdadeiro sucesso; e tenho certeza de que todos saíram com o coração cheio de alegria e gratidão. Mal posso esperar pela próxima festa com essa turma incrível de professores”, finalizou.