Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
As inscrições para o Prêmio Gestão Escolar 2020 estão abertas. Este ano, a iniciativa irá reconhecer as práticas exitosas das escolas no período de distanciamento social. Pela primeira vez o prêmio também vai contemplar o professor e a equipe escolar. A iniciativa representa o reconhecimento da união de esforços para superar os desafios que a situação atual se impõe ao considerar, além do gestor, os atores que estão na ponta do processo de ensino e aprendizagem. As inscrições poderão ser feitas pelo endereço eletrônico www.premiogestaoescolar.com.br
"Essa edição será especial, pois vai reconhecer as práticas exitosas das e scolas que, neste momento de distanciamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia", explicou a professora Fátima Paiva, coordenadora estadual pela Seduc do Prêmio Gestão Escolar, que ressalta a parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), cuja coordenação está a cargo do professor Arinaldo Neto.
Outros objetivos dessa edição serão: reconhecer e valorizar escolas públicas que se destacam pela gestão competente, participativa e colaborativa; valorizar a escola que trabalha como equipe, com a corresponsabilidade na gestão, no ensino, na aprendizagem e na solução de problemas; e valorizar a equipe escolar, as lideranças e soluções coletivas que se destacam em tempos de crise.
Poderão se inscrever gestores e professores de escolas regulares de educação básica pública de qualquer etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para participar, a equipe escolar composta de um coordenador e quatro professores, de preferência um por área, quando for o caso, deverá preencher o cadastro da escola no site do Prêmio Gestão. Todo o processo de inscrição deverá ser realizado exclusivamente por meio eletrônico, inclusive a submissão de documentos. A equipe escolar deverá preencher os campos de Relato de Experiência sobre as soluções encontradas pela escola, ações do gestor e dos professores para a continuidade das atividades escolares durante o distanciamento social.
Fases e premiação
O Prêmio Gestão será desenvolvido em três fases. A primeira será a seleção das 81 escolas (três por Estado) e das 27 escolas de Referência Estadual pelos Comitês Estaduais. Cada uma das 81 unidades de ensino será agraciada com seis vagas gratuitas no Curso de Especialização a Distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2021. As vagas deverão ser preenchidas pela equipe escolar, sendo uma para o diretor ou vice-diretor, uma para o coordenador pedagógico e quatro para professores. Já as 27 escolas de Referência Estadual selecionadas pelos Comitês Estaduais, além das vagas no Curso de Especialização, receberão como prêmio o valor de R$ 5 mil.
O Prêmio Gestão Escolar 2020 foi lançado durante uma live no dia 16 de junho, com a participação do escritor e especialista em desenvolvimento das competências de liderança organizacional, educacional e pessoal, Eduardo Shinyashiki. A transmissão foi feita por meio da página do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) no Facebook: www.facebook.com/consed.
A segunda fase será a seleção das cinco escolas, uma por Região de Referência Regional, pelo Comitê Nacional. Cada uma delas receberá R$ 10 mil. A terceira fase será a seleção da Escola de Referência Nacional pelo Comitê Nacional, que receberá R$ 30 mil. A Escola Referência Nacional e as quatro referências regionais terão direito a vagas em curso de especialização a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) em 2021, atendendo a 100% do corpo docente e gestores.
A divulgação das cinco escolas finalistas, bem como as visitas para a produção de relatórios técnicos e votação pela Coordenação Nacional do Prêmio Gestão Escolar, e a cerimônia de premiação com o anúnio da escola "Referência Brasil" serão realizadas em datas a serem divulgadas no dia do lançamento.
Prêmio Gestão Escolar
O Prêmio Gestão Escolar tem por objetivo contribuir para a melhoria dos processos de gestão escolar, oferecendo uma ferramenta de diagnóstico da realidade da escola, além de lançar um olhar técnico e reflexivo sobre as práticas de gestão adotadas.
O evento é uma realização conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com o FNDE, SEB/MEC, Inep, Capes, OEI, Unesco, Unicef, Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Conselho Britânico, Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Undime, Fundação Roberto Marinho, Fundação Victor Civita, Fundação Santillana, Sebrae, Univesp e Bett Brasil.

