Prêmio Nacional de Gestão Escolar 2017 é lançado em São Paulo

Por Silvio Oliveira
Fonte: ASCOM / SEED

A última edição do prêmio teve como primeiro lugar o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, localizado em Itabi, que conseguiu pela primeira vez trazer o feito para Sergipe

 

Por Sílvio Oliveira

 

As escolas das redes públicas estadual e municipal que oferecem o ensino médio regular já podem se inscrever no Prêmio de Gestão Escolar 2017. O Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (Consed) lançou oficialmente nesta sexta-feira, 12, a 16ª edição do prêmio, como parte da programação da Bett Educar 2017, ocorrida no São Paulo Expo Exhibition & Convention, na capital paulista.

 

O secretário de Educação, Jorge Carvalho, juntamente com Maria das Graças Albuquerque, diretora do Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, e do articulador estadual do prêmio, Jorge Costa, esteve presente ao evento e enalteceu a importância das escolas se inscreverem no processo. "O último Prémio Gestão foi para nosso estado, Sergipe, quando o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, em Itabi, conseguiu o feito. É importante que as escolas se inscrevam porque é um grande estímulo a gestão escolar brasileira", afirmou

 

Para o secretário, o Prêmio de Gestão Escolar se constitui como o reconhecimento do Consed àquelas escolas que querem aperfeiçoar a qualidade da gestão.

 

Criado pelo Consed em 1998, o Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na educação básica do ensino público. Desde então, mais de 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram e mais de 7 milhões de estudantes foram beneficiados com os projetos implantados pelos gestores participantes.

Para participar, o gestor da unidade deve fazer sua inscrição no portal do prêmio (www.premiogestaoescolar.com.br), onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação.

 

Modelo de gestão inovador

 

 O Colégio "Gracinha", como é conhecido pela comunidade local da cidade de Itabi,  implementou um modelo de gestão que se tornou sinônimo de referência para todo o país, ao vencer as etapas estadual, regional e nacional do Prêmio Gestão Escolar 2015.

 

Diretora do Colégio Maria das Graças Moura desde 2007, a professora Maria das Graças participou há oito anos do Prêmio Gestão Escolar, tendo alcançado um terceiro lugar na edição 2014 e conseguindo ser a escola referência nas categorias estadual, regional e nacional na edição 2015 da premiação, sendo a primeira unidade de Sergipe a ficar em primeiro lugar.

 

A solenidade de entrega do prêmio ocorre em 2016, em Brasília, e contou com o apoio do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), da Embaixada dos Estados Unidos e de instituições do terceiro setor.

Notícias Anteriores