Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc
No ano em que o apoio tornou-se ainda mais crucial e um dos principais pilares para o fortalecimento das ações dentro e fora da escola, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) garantiu investimentos em diversas frentes e segmentos que compõem a rede estadual de ensino, a exemplo das parcerias para fomentar a iniciação científica por meio da realização de Olimpíadas e Feiras, intensa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com as ações do Programa Pré-Universitário (Preuni), além da consolidação de mais uma meta do Plano de Governo, que é o Programa de Incentivo à publicação de livros e revistas impressos e digitais, por meio da Editora Seduc.
Desde quando foi estabelecida a educação pública como política de Estado, a Educação Estadual vem ampliando as possibilidades em torno da produção científica e tecnológica nas escolas estaduais. É nesta perspectiva que projetos têm saído do papel a fim de impulsionar ainda mais a rotina escolar dos estudantes sergipanos. Dentre as ações estão o apoio financeiro a projetos escolares, com recursos do Profin, programas de incentivo pedagógico, editais para realização de feiras e olimpíadas de conhecimento.
Mais de R$ 10 milhões em editais
A partir de cooperação celebrada entre a Seduc e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio da Fapitec, e a Seduc, o governo lançou um conjunto de investimentos para apoiar ações de tecnologia e inovação na rede pública estadual de ensino, o qual está orçado em R$ 8.488.600,00 para serem aplicados diretamente na execução dos projetos e pagamento de bolsas. Com a ação, que tem vigência até 2026, será possível financiar feiras e olimpíadas científicas; projetos de desenvolvimento do ensino na escola; projetos de extensão em parceria com comunidades, empresas e associações; projetos de Núcleo de Excelência em Políticas Educacionais (Nuepe); projetos de desenvolvimento técnico; e programa de divulgação científica.
Outro programa de apoio tem como objetivo financiar a realização de feiras de ciências no âmbito do Estado de Sergipe. Serão concedidos auxílios e bolsas no valor total de R$ 947.200, sendo R$ 860 mil para a contratação de 100 projetos de feiras de ciências escolares, mais 300 bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr/Seduc) e R$ 87.200 para a contratação de um projeto de feira científica estadual, mais uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) e mais 20 bolsas IC Jr/Seduc.
As feiras de ciências escolares terão como objetivo promover a formação em nível de Pré-Iniciação Científica, visando ao desenvolvimento acadêmico de estudantes da rede pública de ensino do Estado de Sergipe. Serão contratados até 100 projetos destinados às feiras. Cada projeto aprovado será contemplado da seguinte forma: um auxílio no valor de R$ 5 mil destinado à feira escolar, e três bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr/Seduc), no valor de R$ 100 por mês, pelo período de até 12 meses.
Já a Feira Científica Estadual visa a incentivar a produção de experimentos e estimular o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva, enriquecendo os estudantes no despertar de vocações, além de incentivar o uso de pesquisas nas escolas públicas do Estado de Sergipe. Será contratado apenas um projeto, que será contemplado com um auxílio no valor de R$ 50 mil destinado à Feira Científica Estadual; uma bolsa de Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI/Seduc) no valor de R$ 1.100 por mês, pelo período de até 12 meses; 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (IC Jr/Seduc) no valor de R$ 100 por mês, pelo período de até 12 meses. O coordenador do projeto deverá abrir conta no Banco do Estado de Sergipe (Banese), exclusivamente para essa finalidade.
Apoio à tecnologia e inovação
Outra iniciativa que consolida a parceria da Seduc com a Fapitec é o Programa de Projetos Científicos e Tecnológicos na Rede Estadual de Educação, por meio do qual estão sendo ofertadas bolsas de iniciação científica Júnior a alunos das escolas estaduais para desenvolverem pesquisas, ações regulamentadas pelos editais nºs 01/2020 e 03/2021, que se encontram em andamento. O programa possibilita a participação de alunos do ensino médio e 9º ano do ensino fundamental em atividades de pesquisa científica e tecnológica, orientadas por professor pesquisador qualificado. Cada projeto recebe o aporte de R$ 1.000,00, além de bolsa de incentivo de R$ 100,00 para o aluno.
Ao todo, foram selecionadas 98 propostas referentes aos dois editais, cujas linhas de pesquisa alinham-se à difusão científica com ênfase na metodologia Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), podendo abranger, além da investigação científica, atividades que contemplem os seguintes eixos: processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, empreendedorismo. Para financiar os projetos escolares, o Governo está investindo mais de R$ 200.000,00, recursos que são destinados para execução do desenvolvimento e despesas administrativas do projeto e pagamento de bolsas, com duração máxima de até 12 meses.
Em plena execução também está o edital nº 02/2020 – Programa de Apoio e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Educação para o Estado de Sergipe, que tem como objetivos fomentar projetos de pesquisa e contribuir para a análise, formulação e implementação de políticas públicas que venham a atender às demandas sociais e institucionais, de forma participativa, entre instituições de ensino e pesquisa. As 46 propostas aprovadas cumprem linhas temáticas de interesse prioritário definidas pela Seduc, distribuídas em quatro eixos: Emergencial, Ensino, Planejamento e Orçamento e Suporte.
Os projetos receberam valores que variam entre R$ 5.000,00 e R$ 30.000,00 para fomentar as ações. Vale frisar que, das 46 propostas, 10 foram aprovadas como prioridade um, e 36 como prioridade dois. Das instituições com propostas aprovadas no edital, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) destaca-se com 89% dos projetos, seguida do Instituto de Tecnologia e Pesquisa, com quase 9% das propostas, e a Academia Sergipana de Letras, com 2%. Para a execução, as propostas estão tendo total assistência operacional dos departamentos e serviços da Seduc. Para tanto, foi criada uma frente de trabalho a fim de que os pesquisadores possam ter acesso às informações e aos dados para o andamento dos trabalhos.
A Seduc também tem reforçado o apoio a projetos escolares destinando recursos diretamente aos cofres das escolas, por meio do Programa de Transferência de Recursos Financeiros Diretamente às Escolas Públicas Estaduais (Profin Projetos). Contemplando 144 projetos, conforme critérios previamente estabelecidos, a ação é coordenada pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional/ Comissão Integrada de Apoio a Projetos Educacionais (Dase/Ciape/Seduc), que planejou o trabalho de articulação, orientação e divulgação junto às diretorias regionais de educação (DREs) e às comissões regionais, responsáveis pela validação dos projetos cadastrados pelas escolas no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).
Sucesso de aprovação no Enem
A preparação para o Enem na rede estadual alcança estudantes além dos limites entre municípios sergipanos. O Preuni Seduc, que conta com 42 polos espalhados pelo estado, desde 2020, vem promovendo atividades letivas de forma remota com o Plantão do Enem, que teve continuidade em 2021, concomitantemente ao formato presencial. As aulas seguiram por 32 semanas na TV Estude em Casa (canal 4.2) e no Youtube da Educação Sergipe. Diariamente, os estudantes puderam acompanhar as aulas de três componentes curriculares que seguiram a sequência didática do caderno do Preuni disponibilizado também em formato digital no Portal Estude em Casa.
Em abril, todos os polos do programa começaram as suas atividades de forma remota “e conseguimos aplicar o sistema híbrido de forma efetiva no programa, oferecendo assistência a todos os estudantes sergipanos que fizeram o Enem 2021. Ainda em abril comemoramos a aprovação dos mais de 1.400 estudantes convocados na primeira chamada regular do Sisu 2021. Ao longo do ano, continuamos contabilizando as aprovações com as chamadas subsequentes, o Prouni e o Fies”, relatou a coordenadora do Preuni, Gisele Pádua, destacando ainda a realização da Revisão Cantada e rodas de conversa sobre Ansiedade com os estudantes.
“Realizamos ainda quatro revisões de Atualidades e Redação, duas revisões Treinando com Pesos, dois simulados online e um simulado presencial, além do Revisa Enem. Em parceria com o Departamento de Educação, por meio do Serviço de Educação de Jovens e Adultos, promovemos de forma inédita a Revisão para o Encceja 2021. Tivemos a oportunidade de voltar a fazer a Revisão Final presencial, que foi realizada no Centro de Convenções para 4.400 estudantes”, completou Gisele Pádua. Para o ano letivo de 2022, o Processo Seletivo do Preuni será lançado em janeiro. Já as aulas serão iniciadas em março.
Editora Seduc
O Programa Editorial da Seduc já é uma realidade na rede pública de ensino. Por meio do edital de Incentivo à publicação de livros e revistas impressos e digitais, a Educação Estadual recebeu 78 propostas, que passaram por um criterioso processo de avaliação, tendo ao fim desse processo 45 obras aprovadas. Os trabalhos para publicação foram apresentados em consonância com o enquadramento formal especificado para cada categoria de livro, conforme as prescrições a seguir: livros literários; técnico-científicos; livros paradidáticos; e livros de autores com deficiência.
Segundo o coordenador da Editora Seduc, professor Sidiney Menezes, as coleções encontram-se em processo final de diagramação, “dez obras já estão impressas no almoxarifado da Seduc, e no fim deste ano já estamos mandando o restante para a gráfica, a fim de que em janeiro a gente receba as demais 35 obras impressas, e assim programamos o lançamento desse empreendimento editorial, que para um contexto pandêmico foi bastante exitoso. É importante salientar que o Programa Editorial está organizando a edição de 2022: estamos abrindo o processo licitatório para encaminhar a viabilidade financeira, mas também estamos com a minuta do edital pronta, porque traremos para o debate professores, profissionais da educação e pessoas que se envolvem com a cultura escrita de Sergipe para qualificar o edital, que será lançado na abertura do ano letivo em fevereiro de 2022”, informou.
Uma das metas do programa de incentivo fomentado pela Secretaria de Estado da Educação é dar visibilidade aos trabalhos que são produzidos na rede pública de ensino de Sergipe. “Outro aspecto do edital é contribuir para o fortalecimento de uma cultura de convivência com a escrita. É preciso que o cotidiano escolar seja marcado pela presença persistente da escrita, sejam os atores da escola ocupando o lugar de leitores, ou de produtores. Essa cultura permite que os tão sonhados índices de desenvolvimento da educação básica (Ideb) e proficiência em leitura se elevem. Então essa é uma política que, se transformada em uma ação continuada, tem um grande impacto no ambiente escolar”, concluiu Sidiney.
Leia também:
Retrospectiva 2021: Seduc cumpre metas no fortalecimento do ensino/aprendizagem
Retrospectiva 2021: Seduc consolida regime de colaboração entre Estado e Municípios na Educação
Retrospectiva 2021: um ano de realizações no Esporte















