Secretaria de Educação disponibiliza portais do estudante e do professor

Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc

Portais convergem para o ambiente virtual o acesso a conteúdos de interesse da comunidade escolar com mais facilidade

 

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) colocou à disposição da comunidade escolar o “Portal do Estudante” e o “Portal do Professor”. Estes espaços foram organizados recentemente pela Coordenadoria de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais (Cefor), com o apoio da Assessoria de Informática (Astin) e Assessoria de Comunicação (Ascom), para abrigar em um só lugar objetos digitais que despertam o interesse da comunidade escolar: textos, games, infográficos, imagens, podcast , vídeos, entre outros. A ideia é facilitar a navegabilidade dos usuários em espaços, cuja função principal é ser versão virtual da escola.

 

Ambos os portais são espaços virtuais atualizados e conectados às principais plataformas de recursos digitais educacionais da Web. Os milhares de recursos neles contidos passam por curadoria que envolve seleção e avaliação dos conteúdos e materiais escolares, visando à maior adequação à Educação Básica. Portanto, podem contribuir muito com o alcance das competências e habilidades curriculares atribuídas aos diferentes níveis e modalidades de ensino.

 

A diretora da Cefor, Clotildes Farias de Souza, explica que o acesso aos materiais escolares digitais ficou simplificado com links e filtros. “Os estudantes e professores podem navegar nos conteúdos de modo autônomo, porque os recursos estão organizados em diferentes plataformas, selecionadas pela semelhança, função e finalidades comuns aos espaços educacionais convencionais. Bibliotecas e salas de aula virtuais de excelente qualidade, por exemplo, permitem a escolha por temas que tenham sido discutidos de modo coletivo. Fica mais fácil aprofundar os estudos e compartilhar as aprendizagens de sala de aula, com recursos educacionais pré-selecionados por educadores”, disse.

 

No Portal do Estudante é possível encontrar links para a Matrícula Online, sites das escolas, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Escola Digital Conecta, portal da Seduc e o portal do Estude em Casa. Já o Portal do Professor contém links para o Sistema Integrado Administrativo Educacional (SIAE), Centro de Educação Superior a Distância (Cesad), site das escolas, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Escola Digital Conecta, Estude em Casa e portal da Seduc.

 

Acesse o Portal do Estudante: https://seduc-prod.seduc.se.gov.br/aluno

Acesse o Portal do Professor: https://www.seduc-prod.seduc.se.gov.br/professor/

Notícias Anteriores