Por Italo
Fonte: Ascom/ Seduc
Seduc continua na busca de imóveis para alocação de escolas em reforma e ampliação
O superintendente executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), professor José Ricardo de Santana, recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, representantes do Conselho Escolar do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Seduc e contou com a participação de representantes da Seduc, de alunos, da USES e do Sintese. A reunião teve como objetivo dialogar sobre a situação do centro de excelência, cujo prédio está em obras de reforma e ampliação.
Os estudantes, professores e servidores estão temporariamente em um prédio alugado no bairro Coroa do Meio, e a comunidade escolar solicita que um novo local seja disponibilizado para que as aulas sejam realizadas com mais conforto para todos. O superintendente falou sobre as dificuldades que a Seduc tem encontrado para encontrar imóveis para alugar e colocar os alunos das unidades de ensino que estão passando por reforma. Ele explicou que o processo segue todo um trâmite administrativo.
Alguns alunos do Gonçalo Rollemberg elogiaram a escola e disseram ter sido muito bem acolhidos, mas também externaram suas inquietações, dado o fato de que neste ano farão o Enem. O diretor do Departamento de Administração e Finanças (DAF) da Seduc, Paulo Gonçalves, declarou que a secretaria está trabalhando arduamente para encontrar um novo imóvel, não somente para o Gonçalo, quanto para outras unidades de ensino em todo o Estado. O diretor do Departamento de Engenharia e Manutenção Predial da Seduc, Valdir Pinto, destacou que ainda nesta semana será realizada uma reunião com a empresa que está realizando a obra de reforma e ampliação, para que se cobre mais agilidade na entrega do imóvel para a comunidade escolar.
Presenças
Participaram da reunião também a coordenadora do Núcleo Gestor da Educação em Tempo Integral (Ngeti), Emanoela Ramos; a diretora da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), Maria Gilvânia Guimarães; a diretora do Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite, Liliane Pina; membros do Conselho Escolar; o vice-presidente do Sintese, Roberto Silva; e o representante da Uses, Daniel Anjos.
Locação de imóveis
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura vem desde setembro de 2021 buscando imóveis para alocar, visando abrigar as escolas da rede estadual de ensino que entram em reforma. Isso porque, devido às obras de reforma e ampliação que algumas unidades escolares vêm passando, surge a necessidade de um novo espaço para que os alunos, professores, servidores e equipe diretiva possam ficar temporariamente, até que a escola seja entregue reformada.
Neste ano de 2022 foram abertos 17 chamamentos públicos. Desse total, 15 ainda não encontraram ofertas e a Seduc ainda continua procurando imóvel. Já os outros dois foram encontrados e alocados, onde ficarão temporariamente os alunos e professores da Escola Estadual Vicente Machado Menezes (Itabaiana) e outra para o Centro de Excelência Edélzio Vieira de Melo (Capela).
Dessas unidades de ensino que estão em busca de um novo local, algumas estão em aulas remotas e outras em aulas no formato híbrido. Está ainda em tramitação a busca para alocação de imóveis para as seguintes escolas:
Escola Estadual José da Silva Ribeiro Filho (DEA)
Colégio Estadual Santos Dumont (DEA)
Colégio Estadual Ivo do Prado (DEA)
Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento (DEA)
Centro de Excelência José Rollemberg Leite (DEA)
Centro de Excelência Gonçalo Rollemberg Leite (DEA)
Colégio Estadual Professora Maria da Conceição de Santana (DRE-4)
Centro de Excelência Coronel Joaquim Barbosa (DRE-4)
Centro de Excelência Leandro Maciel (DRE-4)
Centro de Excelência Epifânio Dória (DRE-2)
Centro de Excelência Professor Abelardo Romero Dantas (DRE-2)
Colégio Estadual Silvio Romero (DRE-2)
Colégio Estadual Doutor Jessé Fontes (DRE-1)
Centro de Excelência Doutor Alcides Pereira (DRE-8)
Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos (DRE-1)
Colégio Estadual Eduardo Silveira (DRE-3)
Os interessados em alocar imóvel podem entrar em contato pelo telefone 3194-3317 ou pelo email paulofelipe.castor@seduc-prod.seduc.se.gov.br




