Seduc e Instituto Gesto estreitam parceria em prol da educação pública de Sergipe

Por Michele Becker
Fonte: Ascom/ Seduc

  

Por meio dos programas ‘Formar e Fortalecer’ , a parceria beneficia dois eixos importantes para a educação do estado: o desenvolvimento de políticas educacionais e a gestão de pessoas no setor público.

 

Gestores da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura de Sergipe (Seduc) e do Instituto Gesto estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira, 26, na sede da Seduc, em Aracaju. Parceiros desde 2019, o objetivo do encontro foi apresentar resultados parciais de ações implementadas e discutir ações futuras na rede estadual de ensino, que beneficiam dois eixos importantes para a educação do estado: o desenvolvimento de políticas educacionais e a gestão de pessoas no setor público.

 

O ‘Programa Formar’ tem como objetivo fortalecer a rede pública de educação, colaborando com a gestão pedagógica e administrativa da Secretaria. Na parceria com a Seduc, “engajamos dirigentes e equipes gestoras, estimulamos ações e políticas perenes em prol da aprendizagem e abordamos um olhar sistêmico para a educação”, comentou a gestora de projetos do Instituto Gesto, Isabela Andrade.

 

Segundo a gestora de projetos, três eixos de ação discutidos com técnicos da Seduc contribuem para a recomposição das aprendizagens: o acompanhamento pedagógico, a formação continuada e a construção de metas para o ciclo de alfabetização da rede até 2035. “Sobre a formação continuada temos, inclusive, um encontro previsto para o final de agosto”, destacou.

 

O ‘Programa Fortalecer’ busca apoiar estados e municípios na construção e implementação de políticas para suas lideranças. “A ideia é ter pessoas aptas e comprometidas em entregar resultados para a sociedade nos cargos mais estratégicos dos governos”, afirmou a consultora de Gestão de Pessoas do programa, Karina Kikuti.

 

Inspirado em países como Reino Unido, Austrália e Singapura, reconhecido pela qualidade do serviço público, “o programa contribui com o desenvolvimento de políticas de atração, pré-seleção, desempenho e desenvolvimento de lideranças e engajamento de servidores públicos”, disse Karina Kikuti.

 

De acordo com a coordenadora de Implementação do Instituto Gesto, Sônia Regina Guaraldo, o encontro foi muito produtivo. “Tivemos a oportunidade de avaliar o nosso trabalho até o momento e ouvir as demandas da atual gestão para alinharmos as ações futuras no que tange às políticas educacionais”.

 

Na avaliação do secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, foi uma reunião de planejamento proveitosa com aqueles que vêm apoiando a Secretaria de Educação. “Várias implementações e mudanças foram feitas. Agora estamos trabalhando na construção de novos objetivos para que possamos fortalecer a inclusão nas escolas, trabalhar fortemente a equidade racial, discutir a formação continuada dos professores; enfim, um planejamento importante de diretrizes e metas para podermos avançar na construção pedagógica. Não basta apenas ofertar boas escolas ou ofertar uma merenda saudável e balanceada; precisamos também do resultado de melhoria da aprendizagem”, finalizou o secretário da Seduc.    

Notícias Anteriores