Seduc lembrará Dia Mundial da Língua de Sinais com live nesta quinta-feira, 10

Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc

 

Na próxima quinta-feira, 10, às 17h30, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) realizará uma live alusiva ao Dia Mundial da Língua de Sinais. A iniciativa é da Divisão de Educação Especial (Dieesp), vinculada ao Departamento de Educação (DED).

 

O encontro ocorrerá no canal do youtube Educação Sergipe e contará com a mediação da coordenadora do Dieesp, Lilian Alves, e a participação da professora Alda Valéria Santos de Melo, coordenadora pedagógica da Escola Estadual 11 de Agosto, unidade localizada em Aracaju, a qual oferta a modalidade de Educação Especial e possui sala de recurso para atender com mais conforto e adequação aos estudantes. 

 

Alda Valéria é carioca radicada em Sergipe, licenciada em História; professora bilíngue, com formação no Instituto Nacional de Educação de Surdos; pós-graduada em Libras e Educação Inclusiva; e nestre em Educação, Tradução e Interpretação. Alda é considerada uma referência na difusão do uso da Língua Brasileira de Sinais. Desde que chegou a Sergipe realiza formações pedagógicas na Seduc e pesquisas científicas na área de formação e atuação do tradutor e intérprete de libras em sala de aula.

 

Foi por meio do Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez de Sergipe (CAS), núcleo vinculado à Dieesp, que Alda Valéria passou a mediar formações no âmbito da Rede Pública Estadual.

 

A coordenadora Lilian Alves ressalta que os avanços na área de atendimento aos surdos matriculados na Rede Pública Estadual aconteceram com as formações proporcionadas pelo CAS, um dos dois núcleos da Dieesp especializado em formar e atender a pessoas com restrição auditiva. “O ouvinte que aprende a língua de sinais acaba oportunizando a inclusão social do surdo que faz uso da língua brasileira de sinais. Então, a gente vem nesse movimento, ao longo desses últimos anos, e o Departamento de Educação faz questão de manter essas ações”, disse.

 

Lilian também lembra que há uma diferença entre a Língua de Sinais e a Língua Brasileira de Sinais. A Língua de Sinais é universal, utilizada em todos os países. No entanto, cada país tem as próprias particularidades. Por isso a Língua Brasileira de Sinais é a mais usual no território brasileiro. “Para se ter uma ideia, é possível identificar até os regionalismos nos sinais mesmo dentro do Brasil”, concluiu.

 

Notícias Anteriores