Seduc participa do 2º Seminário Institucional dos Programas Pibid e Residência Pedagógica na UFS

Por Francimare Araújo
Fonte: Ascom/ Seduc

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) participou na manhã desta terça-feira, 29, do 2º Seminário Institucional PIBID e Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), cujo tema foi “Formação Docente nos Programas PIBID e Residência Pedagógica – Vivências Colaborativas entre a UFS e a Educação Básica”. 

 

A proposta do evento é constituir uma interlocução, socialização dos trabalhos e avaliação dos resultados dos programas PIBID e Residência Pedagógica. O evento busca estabelecer um rico intercâmbio entre as instituições de educação básica que colaboram nessa edição, parceiras na condução da formação inicial dos licenciandos das áreas e núcleos envolvidos nos programas. 

 

O intercâmbio entre a educação básica, no âmbito das escolas estaduais, e dos licenciandos da UFS passou a ser direcionado para a necessidade do reforço escolar e a recomposição da aprendizagem, demanda potencializada a partir dos impactos da pandemia de covid-19 na educação brasileira. Nesse contexto, o superintendente da Seduc, José Ricardo de Santana, discorreu sobre os desafios a serem enfrentados nessa perspectiva. 

 

“Nós temos um desafio grande para galgar algumas posições no Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese), que acreditamos ser possível considerando a infraestrutura e a qualificação de professores, boa parte deles efetivos, na Rede Estadual. Os desafios são imensos, mas por outro lado nós temos a necessidade de um programa de reforço e recomposição da aprendizagem, momento em que acreditamos serem muito importantes a parceria e a observação de programas como os que a UFS toca. Com isso carrego a expectativa de que de fato conseguiremos orientar nossas ações para fazer frente a esses desafios”, relatou José Ricardo. 

 

O reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho, reafirmou, na perspectiva institucional, toda a relevância e a importância dos programas do Pibid e do Residência Pedagógica para a estratégia da melhoria na formação dos alunos. “Falar em formação pela UFS é trazer uma marca de qualidade que já é conhecida não só aqui na nossa sociedade sergipana, mas também no Brasil e no mundo. Se nós quisermos manter o patamar de excelência de buscar outras estratégias, principalmente estratégias que aproximem os nossos alunos da realidade que eles vão encontrar ao saírem da universidade, então é efetivamente necessário colocá-los em contato com a realidade que eles vão enfrentar ao se tornarem egressos, e esses programas proporcionam isso”.

 

Na ocasião, aconteceu o lançamento dos e-books Formação docente no PIBID: relato de experiências colaborativas da UFS na Educação Básica, Formação docente no Prolice: relato de experiências colaborativas da UFS na Educação Básica e Formação docente no Programa Residência Pedagógica: relato de experiências colaborativas da UFS na Educação Básica. 

 

As obras foram compostas de coletâneas de textos produzidos pelos professores e estudantes da UFS, bem como docentes da educação básica, apresentando os  resultados dos projetos institucionais do Programa Residência Pedagógica, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa Licenciandos/as na Escola Prolice/UFS, desenvolvidos na UFS, por meio da coordenação da Pró- Reitoria de Graduação (PROGRAD).

 

Para o professor Paulo Rêgo, coordenador do Núcleo de Integração entre as Universidades e a Educação Básica (NIUEB) da Seduc, o lançamento dos três livros disponibiliza as práticas exitosas, construídas no diálogo entre a UFS e os professores da rede pública. “Essa é uma forma de potencializar a replicabilidade dessas ações nas demais unidades de ensino da rede estadual, contribuindo para o fortalecimento das práticas pedagógicas”. 

 

Os livros reúnem produções de 55 autores e autoras, discentes e docentes dos cursos de Arte, Dança, Geografia, História, Letras/Espanhol, Pedagogia e Química. O conteúdo contém temáticas voltadas para a conjuntura política nacional e a educação pública, a perspectiva de uma educação emancipadora e a experimentação da educação no cenário pandêmico vivenciadas nos anos de 2020 e 2021, de ensino presencial e ensino híbrido. 

 

Os programas abrangem aproximadamente 1000 bolsas para estudantes da Universidade Federal de Sergipe, 93 bolsas para professores da rede estadual e 31 bolsas para a coordenação dos dois programas, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFS. A parceria entre a UFS e a SEDUC concretizada através dos programas, contempla 47 núcleos do PRP, em 26 escolas e 46 do PIBID, em mais 25 escolas da rede estadual.

Notícias Anteriores