Seed discute estratégias de atuação com gestores e professores de Educação Física da DRE-08

Por Lucas Silva
Fonte: ASCOM / SEED

O Departamento de Educação Física, da Secretaria de Estado da Educação (Def/Seed), encerrou nesta quinta-feira, 28, mais um ciclo de Reuniões com as Regionais de Educação para Alinhamento de Ações, encontros promovidos anualmente para tratar do desenvolvimento pedagógico do componente curricular Educação Física nas escolas da rede pública estadual.

 

O último encontro deste ano foi realizado entre o Def/Seed e os professores e gestores escolares das unidades de ensino circunscritas à Diretoria Regional de Educação 8 (DRE-08), que abrange os municípios da Grande Aracaju.

 

Realizado no auditório do Complexo Administrativo e Pedagógico da Seed, na capital do Estado, a reunião cumpriu, dentre outros, o objetivo de esclarecer os profissionais de Educação Física, lotados nestas unidades escolares, quanto à necessidade de adoção da prática do esporte na escola como ferramenta de transformação e de inclusão social.

 

Responsável por coordenar os encontros, a chefe do Serviço de Educação Física do Def/Seed, Marilene Mendes, destaca que estas reuniões visam, sobretudo, apresentar a estrutura do Departamento de Educação Física e fornecer orientação aos gestores escolares e professores da disciplina sobre como otimizar o desenvolvimento deste componente curricular.

 

Marilene Mendes explica que durante o encontro com os profissionais da DRE-08 foram discutidas ainda questões pertinentes à carga horária da disciplina e à adequação dos espaços para a prática esportiva nas escolas estaduais. "Neste encontro pudemos também orientar os professores quanto aos procedimentos para elaboração dos projetos de área e dos projetos esportivos, apoiados pela Seed, e desenvolvidos por estes profissionais com os alunos da rede pública estadual", salienta Marilene.

 

Avaliação

 

Diretora da Regional de Educação 8, a professora Maria Isabel da Ressurreição Bitencourt afirma que o encontro, além de servir para alinhar as estratégias de atuação dos professores de Educação Física nas escolas da DRE-08, alertou para a importância do trabalho em equipe. "Discutimos as responsabilidades de cada membro da comunidade escolar no processo ensino aprendizagem desta disciplina, e ressaltamos a importância que eles têm para o sucesso desse processo. Com isso, buscamos incentivar os nossos profissionais a desenvolverem atividades que estimulem a prática esportiva em nossas escolas", frisou.

 

Para o professor de Educação Física da Escola Estadual Cônego Filadelfo Oliveira (Laranjeiras), Anderson da Costa Bezerra, o encontro foi relevante, "pois me serviu para esclarecer dúvidas relacionadas à elaboração dos projetos esportivos".  Segundo ele, de posse dos prazos para inscrição de projetos de área e esportivos, a partir do ano letivo 2018, a escola na qual leciona iniciará o desenvolvimento de um projeto de sua autoria que busca envolver os alunos com a prática esportiva no contraturno das aulas.

 

A técnica do Def/Seed, Aparecida Couto, destaca que o desenvolvimento correto do componente curricular Educação Física nas escolas da rede pública, possibilita um leque de oportunidades de atuação para os professores da disciplina e, deste modo, viabiliza a promoção de ações efetivas de transformação da realidade social dos alunos.

 

/* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:10.0pt; font-family:"Calibri",sans-serif;}

Notícias Anteriores