Por Ítalo Marcos
Fonte: Ascom/ Seduc
A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio de um esforço conjunto entre diversos setores, promoveu o cadastro de 100% das escolas públicas no sistema do Inep para terem acesso aos resultados das avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizadas entre os meses de outubro e novembro de 2019.
Em números totais, isso representa 316 escolas estaduais, 620 escolas municipais e sete unidades de ensino federais. Segundo a Diretora da Coordenadoria de Estudos e Avaliação Educacional – CEAVE/ SEDUC, professora Joniely Cruz, a meta foi atingida antes mesmo da data prevista para término; ou seja, 30 de maio.
A partir de domingo, 31, os gestores das escolas públicas que participaram do Saeb poderão acessar os resultados preliminares nesse sistema disponibilizado pelo Inep. Por meio dele, os gestores também poderão interpor recursos a esses resultados preliminares, quando houver, no período de 31 de maio a 15 de junho.
"A concretização desse trabalho só foi possível mediante o regime de colaboração efetiva entre toda a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Secretarias Municipais e gestores escolares. Estamos ainda na etapa de orientação, caso os gestores tenham dúvidas em relação à senha de acesso. A terceira etapa será a partir do dia 31, com a análise por parte das escolas. Caso os gestores identifiquem inconsistências nos resultados, nós iremos orientá-los nessa interposição, quando houver necessidade", disse Joniely Cruz, esclarecendo ainda que os resultados são preliminares.
Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep, órgão executor da avaliação, realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.
Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de indicadores contextuais (formação, gestão e a realidade socioecônomica dos estudantes).
Por meio do Saeb, foram avaliadas habilidades em Língua Portuguesa (foco em leitura) e Matemática (foco na resolução de problemas). Além dessas, foram avaliadas também habilidades em Ciências da Natureza e Ciências Humanas, no 9º ano, e as habilidades de Língua Portuguesa e Matemática no 2º ano do Ensino Fundamental, em caráter amostral.
As médias de desempenho do Saeb, juntamente com os dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar do ano em que essa avaliação é realizada, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Por meio de provas e questionários, aplicados periodicamente pelo Inep, o Saeb permite que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação do país. O resultado do Saeb fornece os subsídios para a melhoria, aprimoramentos e elaboração das políticas públicas da Educação.

