Tempo integral em escolas da rede estadual recebe apoio de vereadores aracajuanos

Por Ítalo Marcos
Fonte: ASCOM / SEED


Isac Silveira e Zezinho do Bugio são entusiastas do ensino médio em tempo integral


Por Lucas Silva

 

Importante escola pública de ensino médio de Aracaju, o Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, localizado no conjunto Bugio, na zona Oeste da cidade, é responsável pela matrícula de mais de 1.200 alunos da própria comunidade e de bairros adjacentes.

 

Visando oferecer a esses estudantes uma educação cada vez melhor, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) propôs ao colégio a implantação do ensino médio em regime de tempo integral.

 

A proposta, aceita pelo Conselho Escolar – foro que tem representação legal para deliberar por esta posição -, conta também com o apoio de representantes da comunidade, como o do ex-aluno e vereador da Câmara Municipal de Aracaju, Zezinho do Bugio, morador do mesmo bairro onde está localizado o colégio, e um entusiasta do projeto.

 

Visita e entusiasmo


O parlamentar aracajuano visitou o Estadual Francisco Rosa na última quinta-feira, 14, e se colocou à disposição da equipe diretiva da unidade de ensino para colaborar no que for necessário no sentido de concretizar a implantação do Ensino Médio em Tempo Integral na unidade de ensino.

 

"O vereador Zezinho veio nos propor o desenvolvimento de alguns projetos de sua autoria que buscam envolver e integrar a comunidade à escola. Em sua visita, ele pôde ainda conhecer melhor o modelo de ensino médio em tempo integral que o Governo de Sergipe quer implantar em nossa escola a partir deste ano, e abraçou a causa, afirmando ser uma oportunidade para os estudantes terem uma melhor formação", explica a diretora do Francisco Rosa, professora Shirley Cruz.

 

De acordo com ela, os pais dos alunos também têm procurado a escola para conhecer o projeto e tirar dúvidas, queixando-se, alguns deles, das condições de infraestrutura da escola para ofertar este modelo de ensino.

 

"Para esses pais, tenho explicado que as escolas que aderirem à Política de Implementação do Ensino Médio em Tempo Integral receberão recursos do governo federal para serem aplicados em melhoria das instalações físicas, como a construção de vestiários, a modernização de laboratórios de ciências e bibliotecas, e a ampliação e melhoria de refeitórios, por exemplo", disse ela, ao acrescentar que, após detalhar como se dará a implantação, o projeto tem recebido apoio e incentivo da comunidade.

 

 

Vereador Isac Silveira

 

A proposta do Governo de Sergipe de ampliar a oferta de vagas no ensino médio em tempo integral nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino foi tema de uma reunião realizada no último dia 6 de fevereiro entre o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, e o também vereador da Câmara Municipal de Aracaju, Isac Silveira.

 

O parlamentar propôs o encontro com o secretário de Educação com o objetivo de conhecer de forma detalhada o modelo de ensino médio em tempo integral que será implementado gradativamente, a partir deste ano, em 37 colégios estaduais, vários dos quais são localizados na capital sergipana, e que beneficiará estudantes aracajuanos.

 

A partir da exposição pormenorizada da política de implementação do ensino médio em tempo integral feita pelo secretário Jorge Carvalho, o vereador Isac fez algumas intervenções, nas quais pôde dirimir suas dúvidas.

 

"Estou convicto de que o ensino médio em tempo integral é hoje uma necessidade da sociedade. Eu sou um apaixonado por esse modelo, e esse é um debate que pretendo ampliar na capital, levando inclusive para a Câmara de Vereadores de Aracaju, para o qual convidaremos o secretário Jorge Carvalho", afirmou o parlamentar ao final da reunião.

Notícias Anteriores