100% das metas: alunos, professores e escolas da rede estadual se destacam nas artes, ciência e tecnologia, esporte e ações de impacto social

Por Leonardo Tomaz
Fonte: Ascom/ Seduc

Mais um ano letivo se encerra e os alunos, professores e escolas estaduais continuam ocupando lugar de destaque em diversas ações, sejam elas concursos culturais, olimpíadas e feiras científicas, bem como eventos de renome nacional que reconhece o excelente desempenho dos representantes na condução de trabalhos e projetos voltados para as artes, ciência e tecnologia, esporte, ação social e tantos outros segmentos.

 

Alunos

 

Um dos destaques do ano foi o projeto desenvolvido pela estudante Lenice Ramos, do Centro de Excelência Atheneu Sergipe, em Aracaju, que criou o projeto "Absorvente é Direito”, como forma de levar ao ambiente escolar a importância de combater a pobreza menstrual. Quem também se destacou foi o estudante sergipano Filipe Nunes Rezende, que acertou todas as questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021). Com o feito, o egresso do Colégio Estadual Professor Nestor Carvalho Lima, em Itabaiana, localizado no Agreste Central sergipano, alcançou a nota 953.1, média máxima da edição, sendo ele o único estudante da rede pública de ensino de todo o Brasil a gabaritar as 44 questões válidas da prova de matemática. 

 

No campo das artes, a comunidade estudantil da rede estadual celebrou grandes feitos. O aluno Kaike Júnior Silva de Jesus, do Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, em Canindé de São Francisco, foi o grande vencedor do Concurso Artes Visuais na Escola (AVIE!), desenvolvido pela Seduc. Outra ação criada pela Secretaria de Estado da Educação foi o II Concurso Cultural, Artístico e Literário Escola Mais Segura: Um cuida do outro, que premiou seis alunos da rede estadual e os respectivos professores orientadores. Já os alunos Pedro da Silva Resende, da Escola Estadual Professor Valnir Chagas, em Aracaju, e Samara Emanuelly Souza Santos, da Escola de Ensino Fundamental Sagrada Família, em Neópolis, foram agraciados com o prêmio “MPT na Escola – A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.

 

O protagonismo das alunas da rede estadual também é comemorado. No Programa Jovens Embaixadores, por exemplo, as alunas Clarisse Liz Rosa Borges, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense (Aracaju), e Maria Nicolle Souza, do Colégio Estadual Djenal Tavares de Queiroz (Moita Bonita), foram as duas sergipanas selecionadas para participar do Jovens Embaixadores 2022, um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos da América. Para a edição de 2023, a jovem Allany Grazielly dos Anjos Maia, aluna do 1º ano do ensino médio do Centro de Excelência de Educação Profissional Berila Alves de Almeida, em Nossa Senhora das Dores, foi a selecionada para representar Sergipe.

 

Já o jovem Cauã Carvalho de Oliveira, aluno do 2º ano do ensino médio do Centro de Excelência Professor Gonçalo Rollemberg Leite, em Aracaju, foi o sergipano selecionado para participar da 10ª edição do Programa Jovem Senador. Na Olimpíada Nacional de Ciências, a rede estadual de Sergipe foi agraciada com medalhas de ouro conquistadas por duas meninas: Maria Fernanda M. dos Santos, que estuda o 6º ano no Colégio Estadual José Inácio de Farias (Monte Alegre de Sergipe), e Sophia Ferreira C. de Melo, estudante da 1ª série do Ensino Médio, no Colégio Estadual Tobias Barreto (Aracaju). 

 

Estudantes do Centro de Excelência Secretário Francisco Rosa Santos foram premiados na 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Geografia e Ciências da Terra, que contou com a participação de 13 equipes da escola, compostas por alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio. Cinco destas equipes receberam a premiação. Ao todo, os estudantes receberam cinco medalhas de prata e nove de bronze. Na mesma olimpíada foram reconhecidos ainda os alunos do Colégio Estadual Jornalista Paulo Costa, localizado no bairro Bugio, em Aracaju, conquistando medalha de prata, na fase estadual, e bronze, na etapa nacional.

 

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, os grandes destaques foram os estudantes Jeferson Gonzaga e Maria Izadóris, os quais conquistaram a medalha de ouro. Eles são alunos das unidades de ensino Tobias Barreto e Dom Luciano, respectivamente. Na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep) os alunos da rede estadual de Sergipe comemoram o bom desempenho na competição. Ao todo, foram 97 premiados: uma medalha de ouro, conquistada pelo aluno Victor Araújo Lima, do Colégio Estadual Lourival Fontes, em Riachão do Dantas; além de 33 medalhas de bronze e 63 certificados de menção honrosa. Também foram premiados professores, escolas e secretarias municipais de educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos.

 

Trabalhos de iniciação científica têm levado estudantes e professores da rede estadual a lugares de destaque nacionalmente. Um desses exemplos foi a participação de duas equipes na 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que aconteceu entre os dias 21 e 26 de novembro. Durante o evento foram apresentados os projetos “Forno Solar de Umbaúba”, do Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho, localizado no município de Umbaúba; e o “Lactaneja – Bebida Láctea Sertaneja”, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, em Canindé de São Francisco.

 

As conquistas do esporte escolar também têm lugar de destaque neste ano. O estudante Daniel Santos Lima, do Colégio Estadual Coronel Maynard Gomes, em Porto da Folha, conquistou a primeira medalha de ouro para Sergipe nos Jogos da Juventude – Aracaju 2022, no ciclismo. O aluno atleta Kauã Henrique Barreto, do Colégio Estadual Professor Arício Fortes, em Aracaju, foi medalha de bronze. Alunos da rede estadual de ensino foram os grandes destaques no Campeonato Brasileiro Sub17 e Sub20 de Paratletismo. Ao todo, participaram oito alunos atletas. 

 

A aluna atleta Luciele Caroline Brito Santos bateu o recorde brasileiro no arremesso de peso, com a marca de 11 metros e 19 centímetros (11,19m). Essa paratleta, que é aluna do Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, localizado no bairro Santa Maria, garantiu o primeiro lugar no Arremesso de Peso Classe F20 para deficientes intelectuais leves. Os paratletas da rede estadual também foram agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na Gymnasiade, que aconteceu na França. 

 

Professores

 

O professor Danilo Oliveira Santos, que leciona a disciplina Química no Centro de Excelência Abdias Bezerra, em Ribeirópolis, foi semifinalista do Prêmio Professor Transformador, com o projeto “Aproveitamento de cascas de amendoim para produzir bioplástico”.

As aulas de matemática da professora Kelly Lima têm sido diferentes do habitual. Na Escola Estadual Dr. Manoel Luiz, em Aracaju, unidade em que leciona, desenvolveu uma metodologia que une o lúdico com o aprender. Trata-se dos Kits de Matemática que visam ao ensino por meio de atividades interativas que vão desde o uso de maquetes até plataformas digitais. O projeto foi o grande vencedor do Prêmio de Boas Práticas do Conectando Saberes Lagarto/SE e Aracaju/SE, na categoria 6º ao 9º ano.

 

O professor Agnaldo Almeida Santos, que leciona no Centro de Excelência Epifânio Dória, localizado no município de Poço Verde, território Centro-Sul de Sergipe, representou o estado no evento EnlightED, entre os dias 16 e 18 de novembro, em Madrid, Espanha. O EnlightED reúne os mais destacados especialistas internacionais em educação, tecnologia e inovação, para refletir sobre os desafios no campo da aprendizagem na era digital.

 

Já o professor Paulo José Marques de Souza, que leciona Física no Centro de Excelência Antônio Mathias Barroso, em Santana do São Francisco, localizado no Baixo São Francisco, terá a metodologia “Jogo de tabuleiro para o ensino de circuitos elétricos”, de sua autoria, replicada nas escolas públicas de São Paulo. A viabilização da parceria aconteceu quando o educador recebeu uma mensagem da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, solicitando a autorização para que o projeto fosse apresentado durante as aulas das redes públicas municipais e estadual, transmitidas pelo Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP).

 

Grande incentivador da produção audiovisual no ambiente escolar, o professor José Figueiredo Neto, do Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, teve o curta-metragem “A gente consegue – Uma vivência de trabalho, suor e sonhos”, selecionado para o festival de cinema First-Time Filmmaker Sessions que aconteceu na Inglaterra. O material, que também é assinado pelo estudante Davyd Luan, relata o cotidiano de uma equipe de merendeiras. O filme foi apoiado via edital por meio do programa Pesquisa na Escola.

 

O diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, professor Daniel Lemos, foi finalista do Prêmio Espírito Público 2022, que reconhece e prestigia a atuação de profissionais que trabalham diariamente com o propósito de transformar o serviço público e a sociedade. O gestor concorreu com o projeto “Atheneu Ágil”, na categoria Gestão de Pessoas. O prêmio é uma iniciativa da Parceria Vamos, formada pela Fundação Lemann, Instituto Humanize e República.org, com o suporte de instituições que acreditam no poder transformador do serviço público para a sociedade.

 

Escolas

 

A Cienart 2022 foi o palco da maior celebração dos projetos científicos da escola pública sergipana. As unidades de ensino da rede estadual foram premiadas em várias categorias. Na categoria Palco, o Centro de Excelência Profissionalizante Profª. Neuzice Barreto, em Nossa Senhora do Socorro, ficou em primeiro lugar com o projeto “Vozes da Resistência”, desenvolvido por alunos do Clube de dança. Na categoria “Educação básica em colaboração com o ensino superior”, o primeiro lugar ficou com os alunos do Centro de Excelência Professor Hamilton Alves Rocha, de São Cristóvão. Ainda nessa modalidade, o Colégio Estadual Doutor Antônio Garcia Filho (Umbaúba) ficou em segundo lugar, com o projeto “Ecobags de papel de palha de coqueiro”. Outro destaque foi o Centro de Excelência Maria Rosa de Oliveira (Tobias Barreto), escola campeã com o trabalho intitulado “O reaproveitamento da semente da abóbora para produção de café”. Na oportunidade também foi entregue às alunas do Centro de Excelência Poeta José Sampaio, de Nossa Senhora do Socorro, o "Prêmio Meninas na Ciência”, com o projeto "O templo do conhecimento: a história das bibliotecas e a importância da leitura”.

 

Destaque na imprensa nacional como exemplo de engajamento juvenil para a cidadania, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense foi palco de sabatinas com candidatos que concorreram às eleições de 2022. No segundo turno, em Sergipe, os alunos conversaram com os candidatos ao Governo de Sergipe Fábio Mitidieri (PSD) e Rogério Carvalho (PT). Em virtude do projeto, sobretudo pela projeção nacional que a iniciativa teve, a aluna Renata Aragão e o professor Yuri Norberto foram convidados para participar do Congresso Internacional de Jornalismo de Educação da Jeduca. O Atheneu ONU também foi um dos grandes projetos realizados pelo colégio sergipano.

 

O projeto Bebê a Bordo, do Centro de Excelência Dr. Edélzio Vieira de Melo, em Santa Rosa de Lima, estampou a capa do Estadão. O jornal conta como a escola planejou o acolhimento a mães adolescentes e, consequentemente, de seus filhos na própria unidade, potencializando a estratégia de busca ativa escolar e reduzindo a zero a evasão escolar. Outra iniciativa do Edélzio Vieira de Melo diz respeito ao combate à evasão escolar com ações de busca ativa. Uma matéria escrita pela jornalista Ana Carolina Prado, do UOL, foi a vencedora do 1º Prêmio de Jornalismo Paulo Freire do Consed.  

 

Voltado para incentivar cada vez mais ações de educação ambiental da escola, o Pomar Raiz, do Colégio Estadual Professor Benedito de Oliveira, em Aracaju, foi premiado na 11ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Obsma), durante cerimônia realizada no campus de Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

 

Duas escolas públicas estaduais são semifinalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que anualmente acontece na Universidade de São Paulo (USP). Este ano, as unidades escolares que obtiveram êxito foram o Colégio Estadual Dr. Antônio Garcia Filho (Umbaúba) e o Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto (Canindé de São Francisco). Juntos, totalizam três projetos selecionados, ocasião em  que os estudantes e professores tiveram seus talentos científicos reconhecidos. 

 

Em 2022, o Colégio Murilo Braga, em Itabaiana, teve duas equipes premiadas na 34ª Jornada Brasileira de Foguetes, ocorrida em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro. Os alunos conseguiram ultrapassar o alcance de corte no lançamento de foguetes, trazendo para Sergipe a medalha de ouro da tradicional jornada. Orientados pelo professor de Física, José da Silva Menezes, com a colaboração do professor Marcos Santiago Santos, uma das equipes chegou a pontuar entre as cinco melhores do país.

 

O “Projeto Hóquei: uma tacada na Inclusão” de hóquei indoor, realizado no Colégio Estadual 11 de agosto, com supervisão da professora Nivalda Cruz, recebeu o selo ODS e Prêmio Boas Práticas 2022. A homenagem foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

 

Minha merenda é a melhor

 

Com o objetivo de valorizar o papel das merendeiras e merendeiros na promoção da alimentação saudável e adequada no ambiente escolar, a Seduc promoveu o primeiro concurso “Minha Merenda é melhor”. A merendeira Silvia Rubia da Silva Xavier, da Escola Estadual Maria José Santos Souza, em Nossa Senhora do Socorro, foi a grande campeã com a receita "Ovo Feliz". A final foi disputada pelos nove finalistas no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes, em Aracaju, onde prepararam suas receitas utilizando os gêneros alimentícios entregues nas escolas estaduais. 

 

O ranking das melhores receitas é a seguinte: 2º lugar – Adriana Guadalupe Nascimento Neto (DRE 9), com a receita pirão de coxão mole; 3º lugar – Joseane Reis Santos (DRE 5), receita strogonoff de ovo; 4º lugar – Fabiana de Matos Amaral (DEA), receita escondidinho raízes do sertão; 5º lugar – Carla Regina Oliveira dos Anjos Santos (DRE 4), receita almôndega de batata doce; 6º lugar – Adriana Alves Ferreira (DRE 7), receita sopa de macaxeira com frango; 7º lugar – Anderson Ávila Andrade (DRE 2), receita cuscuz da tropa tobiense; 8º lugar – Maria Lucilene Oliveira Linhares Morais (DRE 3), com a receita baião nordestino; e 9º lugar – Josefa Maria Dantas de Santana (DRE 1), com a receita bobó de frango.

Notícias Anteriores